TRÂNSITO SEGURO

Pietro sugere redutor de velocidade em via que divide bairros

27 MAR 2026 • Por REDAÇÃO • 09h01

O vereador corumbaense Pietro Candia sugeriu ao Poder Executivo a implantação de um redutor de velocidade na Rua Geraldino Martins de Barros, via que divide os bairros Popular Velha e Centro América, com tráfego intenso de veículos e pedestres.

O pedido foi direcionado à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz. No documento ele sugere realização de estudo de viabilidade técnica para implantação do redutor no cruzamento da Geraldino Martins de Barros com a Rua Fernando de Barros, nas proximidades da Escola Municipal Fernando de Barros.

“É uma medida necessária e atende demanda da comunidade local, especialmente de pais, alunos e moradores da região, que relatam tráfego intenso e circulação de veículos em velocidade incompatível com a segurança da via, sobretudo nos horários de entrada e saída escolar”, explicou.

Medidas eficazes

Disse que a proximidade com a escola torna o local um ponto sensível, com grande fluxo de pedestres, incluindo crianças e adolescentes, o que exige medidas eficazes de moderação de tráfego, visando a redução da velocidade dos veículos e a prevenção de acidentes.

Argumentou que é preciso implantar um redutor de velocidade no modelo Traffic Calming que é mais moderno e eficiente do que os redutores tradicionais, promovendo redução gradual da velocidade, maior segurança viária e melhor organização do fluxo, sem comprometer significativamente a mobilidade urbana.