Câmara repudia atuação do árbitro que prejudicou o Galo
17 MAR 2026 • Por REDAÇÃO • 09h39O vereador Alexandre Vasconcellos apresentou requerimento na sessão ordinária de ontem, 16, no sentido de que seja encaminhada uma moção de repúdio ao árbitro Kleber Pereira Ximenes, com cópia à Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS), em razão de sua “conduta desastrosa” durante a partida realizada no último domingo, no Estádio Arthur Marinho, entre Corumbaense e Operário, válida pela semifinal do Campeonato Sul-mato-grossense.
A moção de repúdio foi extensiva também aos assistentes Luiz Felipe de Oliveira e Luiz Viegas Coleta, bem como ao quarto e quinto árbitros Guilherme Augusto Hickmann e Lucas de Paula da Silva. A iniciativa contou com as assinaturas dos vereadores Pietro Candia, Matheus Cazarin, Yussef Salla, Marcelo Araújo, Jovan Temeljkovitch e Ubiratan Canhete de Campos Filho.
Vasconcellos disse que o posicionamento da Câmara de Vereadores se faz necessária diante da atuação extremamente contestada do árbitro. “Quando o jogo ainda estava empatado em 0 a 0, foi assinalada uma penalidade máxima inexistente, fato que acabou influenciando diretamente no resultado da partida e, consequentemente, no desempenho da equipe do Corumbaense”, afirmou.
Orgulho corumbaense
Acrescentou ainda que esta decisão gerou profunda indignação entre os torcedores e desportistas de Corumbá, que lotaram o Estádio Arthur Marinho em uma tarde de festa e acompanharam a partida com grande expectativa.
“O episódio comprometeu o espírito de justiça e equilíbrio que devem nortear as competições esportivas, especialmente em uma fase tão decisiva do campeonato estadual. Ressalta-se que o futebol possui grande relevância cultural e social para a população corumbaense, sendo o Corumbaense um importante símbolo de identidade e orgulho local”, argumentou.
Afirmou ser “fundamental que a arbitragem atue com responsabilidade, imparcialidade e respeito aos princípios da ética esportiva, garantindo lisura e credibilidade às competições. Diante disso, esta Casa de Leis manifesta seu repúdio à conduta do árbitro durante a partida, em respeito à torcida corumbaense, aos atletas e à tradição esportiva do município”, concluiu.