Aena entrega 1ª etapa de obras no aeroporto de Ponta Porã
18 NOV 2025 • Por REDAÇÃO • 10h47O aeroporto de Ponta Porã, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, concluiu a primeira etapa das obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros. Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena inaugurou uma infraestrutura com 1.419 m² de área construída, quase o dobro do antigo espaço, que tinha 770 m². A entrega marca um importante avanço no desenvolvimento da região e proporciona mais conforto, eficiência e acessibilidade aos passageiros.
A nova área oferece climatização em todos os ambientes, banheiros modernos, incluindo fraldário e instalações acessíveis, além de um amplo e confortável desembarque. O terminal agora conta com internet gratuita de alta velocidade. Também foi implantado um novo espaço destinado a lojas e restaurantes, proporcionando mais opções e conveniência a todos os usuários.
As obras seguem em andamento. Ao final dos trabalhos, o terminal terá aproximadamente 3.950 m² de área construída, sendo cinco vezes maior que o espaço antigo. A ampliação e modernização faz parte da Fase 1B do contrato de concessão previsto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tem previsão de conclusão até junho de 2026.
Qualidade do serviço
O estacionamento foi ampliado e completamente reformado pela Aena, que também administra os aeroportos internacionais de Campo Grande e Corumbá. Agora com 96 vagas para veículos, seis vezes mais do que antes, o novo espaço tem total acessibilidade para o terminal de passageiros, garantindo mais comodidade aos passageiros e visitantes. Até o fim das obras, mais vagas serão disponibilizadas.
“São dois anos de gestão da Aena no aeroporto de Ponta Porã, um período de intenso planejamento e execução para que fosse possível entregar uma infraestrutura moderna, eficiente e adequada às necessidades da população. A ampliação e a modernização do aeroporto reforçam o compromisso da Aena com a qualidade do serviço e o desenvolvimento da região. É uma conquista de todos os que acreditam no potencial da cidade”, destacou Thiago Neiva, diretor do aeroporto fronteiriço.
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 78 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques.
Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil.