BTL LISBOA

Brasi promoveu experiências de sol, praia, natureza e turismo de luxo

2 MAR 2024 • Por MTUR • 13h14

Estande do Brasil na 33ª da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que aconteceu de 28 de fevereiro a 3 de março, teve como foco a promoção de experiências de sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e turismo de luxo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou do evento, considerado uma das mais expressivas feiras de viagens no continente europeu.

Nesta edição da BTL, o estande organizado pela Embratur, contou com a participação de 29 coexpositores e 14 estados brasileiros, dentre os quais Mato Grosso do Sul.

O espaço também disponibilizou aos visitantes óculos de realidade virtual com imagens da Amazônia Viva; cooking shows, apresentando pratos típicos de São Paulo, Maceió (AL) e Rio de Janeiro, aulas de elaboração de caipirinha.

Mostrar o Brasil

O ministro Celso Sabino destacou os esforços do governo federal no sentido de reforçar a promoção do país no exterior. “O Brasil tem melhorado cada vez mais a sua participação em eventos como esse. Nós estamos aqui com um grande espaço do Brasil, trazendo a nossa deliciosa culinária brasileira para os participantes da feira degustarem e também apresentações culturais. Então, é uma oportunidade de mostrar o Brasil para turistas”, enfatiza.

O estande do Brasil na BTL também foi palco de ativações da campanha “Brasil for Foodies”, para a eleição do Brasil como melhor destino gastronômico da América Latina no World Travel Awards 2024, o “Oscar do Turismo”. A votação popular segue até o dia 17 de abril, pelo site www.worldtravelawards.com.

Negócios

O ministro Celso Sabino se reuniu com investidores estrangeiros na Embaixada do Brasil em Lisboa para apresentar oportunidades de negócios no Brasil.

A reunião teve a presença de representantes de vários estados brasileiros, além de integrantes da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) e de empresários ligados ao setor turístico no país, entre outros.

Panorama

Em 2023, 182,4 mil turistas portugueses estiveram no Brasil, fazendo de Portugal o 7º maior emissor global de viajantes ao país. O número representa uma alta de 21% na comparação com 2022.

Dados da Embratur apontam que os destinos mais procurados por cidadãos lusitanos no Brasil são Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Foz do Iguaçu, Fortaleza e Brasília.