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"O futuro do marketing turístico passa pela tecnologia"

13 JAN 2024 • Por REDAÇÃO • 13h20

“No momento, acredito que a decisão de compra dos turistas pode ser bastante influenciada pela inteligência artificial – não a que existe hoje, mas a que vai evoluir em breve. Se a usarmos corretamente, a conversão de vendas e, consequentemente, a fidelização do cliente ficarão mais fáceis, porque terão sido personalizadas, de acordo com as necessidades e desejos de nossos viajantes.” A opinião é de Fabio Zelenski, diretor de Marketing e Inovação do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Segundo Zelenski, a “última onda na tecnologia foi o metaverso que, em certa medida, preocupou players do mercado, pois alguns deles acreditavam e temiam que os turistas deixariam de viajar”. No caso da IA, “como se acredita, ela é ameaçadora, mas, mesmo assim, vamos ter de entender como utilizá-la para impulsionar a decisão de compra dos turistas e o atendimento ao cliente”.

Grande desafio

Zelenski destaca que esse entendimento é “fundamental para o turismo, um importante componente do desenvolvimento econômico e da geração de emprego e renda”. E, no que diz respeito aos destinos paulistas, ele lembra que “sem uma boa estratégia de marketing e uma comunicação efetiva, eles podem sofrer com a falta de infraestrutura, investimentos, viajantes e melhorias advindas da atividade turística, que envolve dezenas de setores econômicos”.

E destaca: "quando se fala de turismo, é o conhecimento e o posicionamento de marca que precisam ser constantes para dar resultado. É o que vem fazendo a Embratur ao divulgar o Brasil no exterior, um trabalho realizado com um grande desafio à frente, com destinos muito competitivos e com recursos para promoção como a Colômbia e o Peru, para citar apenas alguns países da América do Sul.”

Para ele, no turismo, “importante também é viabilizar uma comunicação de mão dupla, em que o cliente se ‘apodera’ do que se fala sobre destinos, hotéis, viagens. O que funciona não é prestígio da celebridade ou do influenciador, mas o compartilhamento de experiência realizada nas redes sociais. É por isso”, diz Zelenski, que o “futuro do marketing turístico passa pela tecnologia”.