Aumento na intenção de compra durante a Black Friday alerta para urgência de cadeias de produção mais limpas

31 OUT 2023 • Por ADRIANA GIACOMIN • 08h58

A Black Friday 2023, se antes representava apenas como uma data específica para o varejo, hoje tornou-se uma ação que perdura durante todo o mês de novembro. Somos impactados por inúmeras oportunidades de descontos nos mais diversos segmentos, o que faz com que o consumo aumente significativamente neste período. Segundo um estudo da MField, que ouviu mais de 2 mil brasileiros, a intenção de compra para a edição de 2023 cresceu 32% em relação ao ano anterior.
 
Além disso, mais da metade dos entrevistados apontou que pretende realizar suas compras em e-commerces. Pensando no volume de vendas e entregas que as empresas farão, é imprescindível que seja levado em consideração o descarte das embalagens utilizadas para essa logística. É fato que haverá um pico de consumo e, cientes da adesão do consumidor brasileiro à esta data, não podemos ignorar que as empresas precisam pensar em como tornar sua cadeia de produção mais limpa.
 
Atualmente, é possível encontrar alternativas para os envelopes convencionais do e-commerce que nem sempre contam com o descarte correto. Estudos feitos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro comprovam que o Brasil já é capaz de produzir embalagens biodegradáveis que se decompõem em um período de três a 20 meses em diferentes condições climáticas, o que representa um avanço significativo de novas possibilidades para quem depende do material para o funcionamento do seu negócio.
 
A necessidade de enfrentar os desafios ambientais atuais, como a poluição plástica e o esgotamento dos recursos naturais, é urgente e crítica. Muitas empresas têm dificuldade para colocar em prática sua agenda ESG, por isso, é importante que vejam que não são necessárias ações grandiosas para que seu impacto no meio ambiente seja considerável. Mitigar o efeito negativo de produtos e materiais no ecossistema é um dever de todas as empresas. Grandes nomes do varejo como o Grupo Arezzo&Co, Privalia, Decathlon e Petlove já estão atentos a essa mudança de comportamento, o que deve servir de inspiração para outros players que estão em busca de soluções ecologicamente responsáveis.

(*) Country Manager da Bioelements, formada em Relações Internacionais com ênfase em Negócios e Marketing pela ESPM