NOVIDADE!

United Airlines estreia nos EUA aeronaves com Braille nas cabines

28 JUL 2023 • Por REDAÇÃO • 17h52

A United Airlines tornou-se a primeira companhia aérea dos EUA a adicionar Braille no interior de aeronaves. Até o momento, a companhia aérea equipou cerca de uma dúzia de aeronaves com marcações em Braille, nas fileiras individuais e nos números de assentos, bem como dentro e fora dos lavatórios. 

Segundo o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, aproximadamente 27 milhões de pessoas com deficiência viajaram de avião no ano de 2019.

Até o momento, a companhia aérea equipou cerca de uma dúzia de aeronaves com marcações em Braille, nas fileiras individuais e nos números de assentos, bem como dentro e fora dos lavatórios. A United espera equipar toda a sua frota principal com Braille até o fim de 2026. 

“Encontrar seu assento em um avião ou chegar ao lavatório são coisas fáceis para a maioria de nós, mas, para milhões de clientes nossos, pode ser um desafio fazer isso de forma independente”, disse Linda Jojo, vice-presidente executiva e diretora de clientes da United. “Ao adicionar mais sinalização tátil em todos os nossos interiores, estamos tornando a experiência de voo mais inclusiva e acessível, e isso é bom para todos.”

Novo aplicativo

Além de adicionar o Braille, a United está trabalhando com outras instituições dos Estados Unidos, como a Federação Nacional de Cegos (NFB), o Conselho Americano de Cegos (ACB) e outros grupos para o uso de outros auxílios de navegação tátil em toda a cabine, como letras maiores, números e setas.

“A experiência de voo é, muitas vezes, frustrante por uma série de razões, e uma delas é a quantidade de informações que estão disponíveis exclusivamente por meio de placas impressas e outros indicadores visuais. Esperamos continuar trabalhando com a companhia para explorar maneiras adicionais de tornar os voos mais acessíveis e menos estressantes para passageiros cegos”, declarou Mark Riccobono, presidente da NFB.

Além das aeronaves com Braille, a United tem adotado outras medidas para também facilitar a vida dos passageiros e tornar a experiência de viagem mais acessível. O aplicativo da companhia aérea foi redesenhado para o uso por pessoas com deficiência visual, assim como as telas de entretenimento a bordo, com redefinição de cores, contrastes e ajustes de tamanhos, além de recursos como leitor de tela e conversão de texto em fala.