PARTICIPE

Capital lança Cidade Limpa e envolve população

5 JUN 2023 • Por REDAÇÃO • 14h15

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeitura de Campo Grande lançou nesta segunda-feira (5), a “Ação Cidade Limpa – Edição Dia Mundial do Meio Ambiente”, com o objetivo de estimular a população ao uso dos serviços voltados ao descarte e disposição adequada de resíduos sólidos. 

Durante o ato de lançamento da campanha, dezenas de árvores foram plantadas por crianças que acompanharam a solenidade. As mudas eram oriundas do Viveiro Municipal Flora do Cerrado.

O lançamento, que aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ayd Camargo Cesar, Bairro Lageado, tem caráter socioeducativo e visa a coleta regular e seletiva, Ecopontos e Locais de Entrega Voluntária (LEV’s), além de levar conhecimento à população sobre impactos à saúde e meio ambiente causados pelo descarte irregular.

“As atividades focam em sensibilizar a população quanto à preservação ambiental e aos problemas ocasionados mediante o descarte irregular de resíduos em locais inapropriados. Isso demonstra que a gestão trabalha na preservação do meio ambiente, na proteção da vegetação dentro do perímetro urbano, que resulta em qualidade de vida à população, fauna e flora”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

 

Força-tarefa

A ação integra a Campanha “Cidade Limpa”, lançada em 23 de março pela prefeitura, que está sendo desenvolvida pelo Grupo Técnico composto pelo Gabinete da Prefeita (Gapre), a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), secretaria de Saúde (Sesau), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), secretaria de Educação (Semed), secretaria de Assistência Social (SAS), Fundo de Apoio a Comunidade (FAC) e Concessionária CG Solurb.

Ainda neste dia Mundial do Meio Ambiente, a Semadur realizou uma força-tarefa para atender as demandas relacionadas às denúncias de terrenos baldios, formalizadas através da Central de Atendimento 156 e plataforma Fala Campo Grande. Foram mais de 100 auditores fiscais que a realizaram as vistorias nas sete regiões urbanas de Campo Grande, com o objetivo de encerrar todas as denúncias. Vale ressaltar que a multa para o proprietário que não mantém o seu terreno limpo varia entre R$ 2.944,50 e 11.778,00.

A Semadur também atua com suas equipes em parceria com Grandes Geradores de Resíduos, estabelecimentos privados, de prestação de serviços, comerciais e industriais, cujo volume de resíduos sólidos gerados seja superior a 200 litros por dia ou 50 quilos dia.