PARAÍSO

Bioceânica realiza sonho de turista inglesa

9 MAI 2023 • Por SILVIO DE ANDRADE • 16h33

A Rota Bioceânica – corredor rodoviário que está se efetivando entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile para movimentação de comodities entre os oceanos Atlântico e Pacífico – vai promover também o desenvolvimento do turismo, fato este consumado pelas projeções de incremento no fluxo de turistas. As belezas naturais que ocorrem ao longo desse caminho, como Pantanal, Serra da Bodoquena, Chaco e os Andes, já despertam o olhar de outros continentes.

Passou por Porto Murtinho, na segunda-feira, a inglesa Rosie Macsh, que mora em Londres. Apaixonada por natureza, ela descobriu que está se abrindo uma estrada com acesso fácil a estes destinos turísticos nos quatro países latinos e decidiu conhece-los. Acompanhada do biólogo e turismólogo paraguaio Alberto Esquivel, ela percorrerá de carro por duas semanas parte da Bioceânica, saindo de Assunção até Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Realizando um sonho

O casal saiu da capital paraguaia no dia lº de maio e viajou sem pressa, com muitas paradas para observação de aves – a Bioceânica será um roteiro em potencial para a prática do birdwatching. Percorreu o chaco úmido paraguaio, onde, em um dia, avistou mais de 150 aves, como corujas endêmicas, e chegando à fronteira com Porto Murtinho os visitantes tiveram a emoção de vivenciar revoadas de papagaios e pássaros e araras azuis, além de seriemas. 

“A construção da rota está oportunizando esses encontros com a natureza pouco conhecida, dado a facilidade de acesso, e vai gerar muitos roteiros. A Rosie ama a natureza e está realizando seu sonho de conhecer o Chaco e o Pantanal”, atesta Alberto Esquivel, também dono de uma agência de ecoturismo em Assunção. Mas adverte: “A Bioceânica vai trazer desenvolvimento à essa macrorregião, mas é preciso cuidar e respeitar a natureza, pescar e soltar o peixe”.

A turista inglesa disse que ficou encantada com a paisagem do chaco e deslumbrada ao chegar a Porto Murtinho, onde avistou muitas aves na orla portuária, e com a exuberância da vegetação que margeia o Rio Paraguai. Na chegada a cidade, ela e Alberto foram recepcionados pelo prefeito Nelson Cintra e equipe da secretaria de Turismo. Eles completam a viagem visitando a Fazenda San Francisco, em Miranda, e o Buraco das Araras, em Jardim, distante 220 km de Porto Murtinho, pela BR-267.