PORTO MURTINHO

VOZES NA FRONTEIRA CELEBRA A CULTURA REGIONAL E A ROTA BIOCEÂNICA

21 MAR 2023 • Por SILVIO DE ANDRADE • 10h28
Fábio Kaida (ou da Harpa) será uma das atrações do Festival em Porto Murtinho. Foto: Chico Ribeiro

Acontece nos dias 29 e 30 de abril em Porto Murtinho (440 km de Campo Grande), o Festival Vozes na Fronteira, promovido pela prefeitura com apoio do Ministério da Cultura. Vários artistas consagrados sul-mato-grossenses sobem ao palco para mostrar a diversidade da cultura local, na Praça de Eventos, com entrada franca.

Depois do sucesso do Festival Internacional do Chamamé, realizado no ano passado, a cidade fronteiriça realiza mais um grande evento cultural, reunindo ritmos regionais e celebrando também a Rota Bioceânica, que tem o município de Porto Murtinho como ponto estratégico na ligação física entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

“Somos o Portal da Bioceânica, uma cidade que se transforma e se desenvolverá com esse corredor que chamamos de novo Canal do Panamá. Estamos preparando a nossa Murtinho para esse grande salto, depois de muitos anos no esquecimento e sem investimentos, e a cultura faz parte desse novo momento histórico”, afirma o prefeito Nelson Cintra.

Carlos Colman

Show de vozes e sons

Além dos investimentos do Governo do Estado na estruturação da cidade, o prefeito destaca o apoio da bancada federal, citando que o Festival Vozes na Fronteira tem recursos federais por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet. “Vamos promover um grande festival, atrair nossos irmãos fronteiriços e os turistas, mostrando nosso potencial para grandes eventos e valorizando a nossa cultura”, completa Cintra.

Grandes nomes do cancioneiro sul-mato-grossense se apresentação no festival, dentre eles o multi-instrumentista Marcelo Loureiro, o cantor e compositor Carlos Colman, o acordeonista Marlon Maciel e o violeiro Aurélio Miranda. O evento vai acontecer na Praça de Eventos José Barbosa de Souza, no centro da cidade, com oito atrações.

“Será um show em vozes e sons que certamente encantarão aos murtinhenses e turistas que se fizerem presentes”, define Odon Nacasato, cantor, compositor e empresário campo-grandense, que assina a direção artística. Odon é produtor de várias obras musicais que são verdadeiros clássicos da música regional e idealizador de projetos como o Mato Grosso do Som e Festival do Mercosul.

Marlon Maciel

Festival multicultural

Para Aurélio Miranda, um dos mais respeitados e conhecidos artistas de Mato Grosso do Sul, “vai ser uma honra participar desse evento. Porto Murtinho é uma cidade que respira a cultura e que inspira belas canções. Por isso, eu e os demais artistas estamos ansiosos por esse evento tão grandioso”, diz ele. 

Segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Clayton Castilho, “o festival celebra a realização de um grande sonho de nossa comunidade, que é a Rota Bioceânica, e se converterá, muito brevemente, em um festival multicultural, inclusive com a participação de artistas dos países vizinhos que perfazem a rota (Paraguai, Argentina e Chile).

“Essa primeira edição é apenas o começo de um evento cultural que vai definitivamente entrar para o calendário cultural da região”, enfatiza Castilho. Para Odon Nacasato, produtor do evento e líder do Grupo Vozes, “a seleção dos artistas se deu de forma a contemplar a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul, com ênfase na música fronteiriça, e não tenho dúvidas de que o público vai aprovar e aproveitar muito essa festa da cultura local”.

O Festival Vozes na Fronteira abre no dia 29 de abril (sábado), às 18hs, com quatro shows: Grupo Vozes, a dupla Delley e Dorivan, Marcelo Loureiro e Fábio Kaida (Fabio da Harpa). No dia 30 (domingo), as atrações são: Maria Claudia e Marcos Mendes, Carlos Colman, Aurélio Miranda e Marlon Maciel.