LAZER

AS OPÇÕES PARA APRECIAR A NATUREZA PERTO DE CAMPO GRANDE

Empreendimentos atendidos pelo Sebrae/MS têm se destacado no mercado local

25 JAN 2023 • Por REDAÇÃO • 15h29
Refúgio Santa Tereza, em Rio Verde - Imagens: Divulgação

Para fugir da correria do dia a dia na cidade, não é preciso enfrentar muitas horas de estrada, afinal, algumas cidades próximas a Campo Grande são verdadeiros recantos em meio ao verde e paisagens exuberantes. Seja no fim de semana ou nas férias, os municípios vizinhos oferecem inúmeros programas para aproveitar em qualquer época do ano.

Atento a esse mercado, o Sebrae/MS vem fomentando negócios do segmento turístico por meio do programa Transforma Turismo. Confira abaixo opções próximas à Capital acompanhadas pela instituição que são perfeitas para quem ama natureza.

 

Estância Alegria

O caminho até a Estância, na própria Capital, já revela a beleza do lugar, que tem uma receptividade diferenciada, conforme a proprietária do lugar, Elda Regina Leite Galvão de Ávila. O recanto é destinado ao lazer e descanso com direito a piscina, redário, bicicletas, campo de futebol, além de ter espaço para yoga, meditação e massagem.

O cardápio também é um atrativo a parte, composto por vários pratos da culinária regional sul-mato-grossense e com o diferencial de atender a pessoas com restrições alimentares, com toda a base da alimentação sem glúten e quando requisitado pelo cliente, sem lactose, ou nas opções vegetariana ou vegana.

Estância Alegria: turismo de bem-estar

"A filosofia da propriedade é proporcionar um turismo de bem-estar para quem procura um lugar sossegado, aonde o barulho da água, do vento, dos pássaros e outros animais compõe um som ambiente pra lá de especial", disse a dona Elda.

A Estância Alegria disponibiliza day use hospedagem por apenas um dia, sem pernoite ou aluguel para festas e confraternizações. O espaço fica na rodovia Três Barras (MS-040), na área rural de Campo Grande. Para saber mais, acesse o perfil na rede social Instagram: @estanciaalegria

Recanto da Elô

Quem chega ao Recanto da Elô, localizado no município de Jaraguari, a 54 km de Campo Grande, é recepcionado pelo casal Kaka Karvalho e Eloíza Brizueña como se fosse de casa, sempre com um cafezinho. 

A pousada é refúgio para quem quer se conectar com a natureza e o cenário favorece o turismo radical com trilha e pedal com passagem pelas cachoeiras do Arrependido, do Garimpo Velho e do Japonês.

Recanto da Elô: fuga da cidade grande

Além dos passeios, outro atrativo é a culinária regional. A paella é o carro-chefe do lugar, um prato feito no fogão a lenha com ingredientes como carne de galinha, de vaca, de porco e uma variedade de vegetais para enfeitar, e também tem opção de paella vegetariana. 

"Acredito que nossos clientes vêm em busca do conjunto: fuga da cidade, passeio rural, trilha, visita às cachoeiras, nossa culinária e descanso. Depois da trilha e do almoço, o pessoal se entrega nas cadeiras, poltronas e redes do Recanto", disse.

O Recanto da Elô fica na MS-445, em Jaraguari. Crianças tem valores diferenciados. Para saber mais sobre o empreendimento, acesse o perfil no Instagram: /recanto_da_elo/

Dica extra: camping

Para quem está disposto a percorrer um percurso maior em busca de contato com a natureza, outra recomendação de negócio acompanhado pelo Sebrae/MS é o Refúgio Santa Teresa, no município de Rio Verde de MT, a 250 km de Campo Grande.

Localizado na região Norte de MS, o Refúgio é um espaço convidativo ao campismo, descanso e lazer. Margeado pelo Rio Taquari-Mirim, o empreendimento do casal Diogo Carneiro e Eva Ferraz oferece trilha e piquenique para os amantes da natureza.

Refúgio Santa Tereza: piquenique em família

Eva ressalta que o público abrange famílias, pais que já acampavam e estão proporcionando a experiência para os filhos, além de pessoas que nunca acamparam e utilizam o day use para se aventurar. Para ela, acampar é um quase um 'ritual' para quem gosta mesmo de montar a barraca, estar em contato com a natureza, além, é claro, do vínculo com a família e amigos.

"Quem passa por aqui gosta mesmo é de armar a barraca, montar o fogareiro, porque sai do convencional. O campista tem um ritual e cria uma interação com a família, porque a verdade é que hoje em dia a gente tem aquela correria do dia a dia e o Refúgio vem para resgatar esse convívio", comentou Eva.

A quantidade máxima permitida no local é de 50 pessoas por dia. O empreendimento disponibiliza pacotes de day use para que as famílias possam desfrutar de um momento em família e amigos, tem espaço para motor home e camping. O valor da diária é cobrado por pessoa.

O Refúgio Santa Teresa fica na BR 163 Km 719, em Rio Verde de Mato Grosso. Acesse o perfil no Instagram: @refugiosantateresa.

Transforma Turismo

Em sua primeira edição, o programa Transforma Turismo capacitou pessoas interessadas em empreender e empresários do segmento turístico da região central do estado, conhecida também como "Rota Caminho dos Ipês". 

Dentre os municípios que fazem parte deste grupo, estão: Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo e Terenos. A ação também foi replicada nos municípios de Coxim e Rio Verde de Mato Grosso. Para 2023, o programa será retomado em março, quando será ampliado para outras regiões do estado.

O objetivo da ação é promover às micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul o acesso ao mercado e o aumento da competitividade. Além disso, também fazem parte da ação auxiliar os empresários a ofertar seus serviços junto às agências especializadas, formatar seus produtos e deixar as experiências atrativas, organizar roteiros e inserir o negócio nas plataformas digitais.

Para mais informações sobre a próxima edição do programa, envie uma mensagem para o WhatsApp (67) 3389-5300. Essa e outras iniciativas do Sebrae/MS podem ser consultadas por meio do telefone 0800 570 0800.