PEOGRAMA

"Vai Turismo" define estratégias para finalizar relatório

14 ABR 2022 • Por REDAÇÃO • 12h18

O grupo de trabalho do programa “Vai Turismo” em Mato Grosso do Sul se reuniu recentemente para definir as estratégias que irão compor o documento final, contendo as recomendações de políticas públicas para o setor e que será entregue aos candidatos ao governo do Estado, nas eleições deste ano. 

Ao todo, 21 representantes do segmento do turismo do Estado participaram da reunião. O grupo é coordenado pelo Senac MS, com apoio da Federação do Comércio de MS (Fecomércio MS).

O programa, que teve início no ano passado, é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que visa contribuir com propostas para impulsionar o setor de turismo regional e nacional, principalmente após o impacto da pandemia da Covid-19. 

Carta aos candidatos

Por meio do grupo de trabalho, o programa pretende construir, de modo colaborativo, documentos que orientem candidatos ao poder executivo e legislativo a respeito das prioridades para o desenvolvimento do turismo sustentável e ações para fazer frente aos desafios, considerando um norteamento estratégico por quatro anos. 

 

Cada estado elabora o seu documento, que será compilado em um único e entregue pela CNC aos candidatos à presidência, que representará as demandas do setor em nível nacional.

"Nesse último encontro definimos as estratégias do trabalho realizado até aqui, para finalizar o documento. Fizemos várias reuniões, oficinas, com a participação de toda a categoria, representantes de várias vertentes do segmento do turismo no Estado, e chegamos a esse documento final, com as considerações de todos”, explica a consultora de Turismo do Senac MS, Camila Fernandes.

“Agora, esse relatório segue para a CNC, para que seja concluído, e depois retorna para a nossa validação, para finalização da carta que será encaminhada aos candidatos." 

Sobre o projeto
Apoiado por todo o Sistema Comércio, entidades parceiras e instituições representativas do segmento, o projeto Vai Turismo visa contribuir para o debate público e embasar propostas e estratégias de governo dos candidatos que se apresentarem às eleições estaduais e nacional de 2022. 

A ação vai funcionar como uma grande consulta pública, envolvendo diferentes atores do trade, capitaneada pelas Federações do Comércio (Fecomércios), em todos os estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC).