ADVENTURENEXT

MS assinou declaração para o ‘turismo do futuro’

11 FEV 2022 • Por DÉBORA BORDIN/REDAÇÃO • 11h08
Bruno Wendling, da Fundtur/MS, no AdvenuresNEXT

Como único representante brasileiro, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) participou de uma mesa redonda para falar de conservação e sustentabilidade durante a abertura do AdventureNEXT Latin America, na última quarta-feira (9). O evento, um dos principais do segmento de turismo de aventura, aconteceu na Cidade do Panamá.

Na ocasião, foi firmado um termo de colaboração em prol da conservação das ações de preservação. A declaração ‘Transformação para o turismo do futuro’ foi assinada pelo Brasil, representado pelo diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, outros sete países e a Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das principais organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo.

Os outros países participantes do acordo foram o Panamá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras e a Jordânia, único país fora das Américas. É a primeira vez que um acordo como este é assinado durante um evento da ATTA.

Participaram do AdvenureNEXT, encerrado no dia 9 de fevereiro, uma comitiva da Capital do Turismo de MS, Bonito: prefeito Josmail Rodrigues, vie-prefeito Juca Ygarapé e a secretaria de Turismo, Juliane Salvadori.

Mesa-redonda durante o evento

MS Carbono Neutro

Para o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, Mato Grosso do Sul mostra sua referência no segmento com essa participação. “Estive com vários ministros do turismo de países da América Latina e fiz uma apresentação sobre algumas ações do Estado em relação à conservação, sustentabilidade”, explica.

Wendling cita alguns dos assuntos abordados por ele durante a mesa redonda. “Falei do Programa Trilhar MS que, por meio de mentorias, busca instigar a criação de novos produtos sob a ótica da inovação e com foco na sustentabilidade, do Plano Estado Carbono Neutro que pretende mitigar todas as emissões de gases causadores do efeito estufa dentro do próprio território até 2030.

Wendling destacou também o Programa Ilumina Pantanal, eleito o melhor projeto de energia solar do mundo pela Solar & Storage Live 2021. O Ilumina Pantanal está levando energia a todas as propriedades do Pantanal sul-mato-grossense, garantindo infraestrutura e qualidade de vida aos pantaneiros e fomentando o turismo. “Todos ficaram muito impressionados com nossas ações e isso mostra que o Estado é uma referência”, salienta.

Turismo de aventura

O turismo de aventura cria empregos, gera renda e incentiva a preservação do meio ambiente. É um dos segmentos que mais cresce no mundo, gerando anualmente cerca de 683 bilhões de dólares em negócios, segundo o Travel Leaders Group e a ATTA.