BONITO

Sectur e agências de turismo discutem demandas do setor

1 FEV 2022 • Por REDAÇÃO • 11h48

O projeto para implantação de Taxa Ambiental em Bonito e o Calendário Municipal de Eventos foram alguns dos temas debatidos durante a primeira reunião ordinária de 2022 da Abaetur (Associação das Agências de Turismo de Bonito), realizada na secretaria municipal deTurismo, Indústria e Comércio (Sectur).

A reunião contou com a presença do vice-prefeito Juca Ygarapé; da secretária de Turismo, Ind. e Comércio, Juliane Salvador;, do vice-presidente da Abaetur, Gustavo Romeiro (Agência Surucuá), e os associados da entidade, Tatiane de Almeida Campos (Big Tour), Luciana Garcia (Acqua Viagens), Jessika Viana (Ygarapé Tour), João Gonzales (Agência São Jorge), Gitane Klain (Agência Crisval), além das colaboradoras da SECTUR, Taís Valente e Delci Amorim.

Os temas foram propostos pelas agências, por meio de ofício encaminhado para a secretária, que detalhou o projeto de taxa ambiental, aprovado na Câmara Municipal em 2021, bem como o calendário 2022, que está sendo elaborado levando em consideração a pandemia do coronavírtus.

Reunião produtiva

Juliane destacou a reunião como ‘extremamente positiva: “Vários assuntos foram discutidos e alinhados, e outros que foram propostos pela associação e que já estamos estudando a viabilidade para implementar”, disse.

O vice-presidente da Abaetur, Gustavo Romeiro, também considerou a reunião como ‘essencial’ para resolver algumas questões legais ainda não discutidas com o município. “Há algum tempo a gente já queria estar junto com a secretaria de Turismo e passar alguns pleitos da associação. Conversamos bastante. Queríamos ter feito antes, mas como era o primeiro ano da gestão, respeitamos esse tempo, até mesmo para a Juliane colocar a Secretaria em ordem, se organizar e agora pudemos sentar e discutir as nossas demandas em um reunião muito produtiva”.

Outros assuntos abordados no encontro foram: regras de abertura para novas agencias, operadores de turismo e agentes virtuais; atualizações nas leis municipais e fiscalização do comprimento quanto ao pagamento do ISS; regras de uso do atrativo Gruta do Lago Azul, entre outros.