IMPACTO

PMA e voluntários retiram uma tonelada de lixo do Rio Brilhante

28 NOV 2021 • Por REDAÇÃO • 15h12

A Polícia Militar Ambiental de Dourados (PMA), pescadores e voluntários da comunidade retiraram mais de uma tonelada de resíduos sólidos do Rio Brilhante. Foi retirada praticamente a mesma quantidade de resíduos da limpeza ocorrida no início de novembro no Rio Dourados.

Entre os resíduos, que encheram um caminhão caçamba, havia pneus, tambores, isopores, garrafas, latas, entre outros. Os trabalhos foram realizados desde a ponte do Rio Brilhante até o local denominado Recanto Feliz, com a participação de 30 embarcações e 90 pessoas.

Os resíduos foram levados para o aterro sanitário do município de Fátima do Sul. Durante a coleta, a equipe da PMA ainda cortou 22 anzóis de galho que estavam armados ilegalmente no rio.

O objetivo do trabalho é promover a educação ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, informou a PMA.

Resgate de anta

Policiais Militares Ambientais de Bonito e uma equipe do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal – GRETAP foram acionados e resgataram um animal silvestre da espécie anta (Tapirus terrestres), que havia ficado atolado à margem do Rio da Prata, no município de Bonito.

Os policiais e a equipe do GRETAP, ao perceberem que o animal não conseguiria sair sozinho,  por estar  extremamente cansado e estressado, rapidamente com uso de equipamentos conseguiram retirar a anta, que calcularam pesar acima de 200 kg.

As equipes perceberam que devido ao estresse e esforço empregado, a anta não poderia ser solta na natureza sem antes passar por tratamento médico veterinário. Ela foi encaminhada ao Aquário do Pantanal na cidade.