AVENTURA

PANTANAL EXTREMO COLOCA MS NO CIRCUITO DO TURISMO ESPORTIVO

Confirmados: Cowboy, medalha de ouro em Tóquio, e seis campeões brasileiros no tiro prático

8 NOV 2021 • Por SÍLVIO DE ANDRADE • 05h27
Corrida de trilha exige muito dos atletas, mas o cenário na beira do Rio Paraguai compensa. Fotos: Renê Márcio Carneiro

Um dos maiores eventos esportivos de aventura do Brasil, o Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura volta em dezembro celebrando a natureza exuberante do Pantanal de Corumbá, em tempos de pandemia e crise hídrica. Adrenalina e emoção numa competição única na região Centro-Oeste, que movimenta o turismo e coloca o Estado no calendário dos grandes eventos esportivos.

O prazer de competir em harmonia com o Rio Paraguai e os animais é um privilégio para esses atletas da natureza, num lugar diferenciado, onde a cultura fronteiriça se mistura e a arquitetura eclética da cidade nos remete aos tempos dos navios a vapor, das grandes expedições e um comércio além mar.

Se superar, conquistar medalhas e atingir os melhores níveis técnicos são objetivos, porém o atleta do Pantanal Extremo é, antes de tudo, um desbravador. Ele desafia a correnteza do Rio Paraguai e corre e pedala por caminhos de obstáculos naturais, enfrentando um calor de 40 graus. O ambiente que o cerca – este o grande segredo – lhe dá energia para triunfar diante dos desafios das provas, vencendo os paralelepípedos e se sentindo gratificado por estar ali.

 

Disputa saudável

Com todos esses ingredientes, o evento se torna único e coloca Corumbá no calendário de provas nacionais, atraindo cada vez mais atletas de ponta e turistas, consagrando o Pantanal como rota dos esportes radicais.

Ao lado de outros produtos de relevância, como a pesca esportiva, os cruzeiros, as vivências campeiras, os sabores e saberes do seu povo (Carnaval, São João...), o destino se potencializa como turismo esportivo, que atrai milhões de adeptos.

“Nosso objetivo é o incremento aos grandes eventos esportivos, que tem papel importante de levar entretenimento, qualidade de vida às pessoas e movimentar a cadeia produtiva, principalmente nesse período de pós-crise na saúde e retomada da economia”, afirma Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS).

“O Pantanal Extremo alia esporte e ecoturismo, proporciona uma disputa saudável e divulga o Estado”, pontua.

 

A competição ecológica se iniciou em 2013 com 550 atletas de vários estados, trazendo uma novidade: o voo livre. Apesar de o Pantanal reunir todas as condições ambientais para sediar provas de alto nível, a modalidade foi retirada devido ao alto custo das provas, fator que inviabilizou a corrida orientada, também suprimida. Nada impossível, contudo, para a volta de ambos. Basta ter ousadia e planejamento estratégico para buscar os grandes patrocinadores.

Cowboy, a atração

Promovido pela prefeitura de Corumbá com apoio do Governo do Estado, a sétima edição será realizada de 10 a 12 de dezembro, com seis modalidades: canoagem, corrida de trilha, mountain bike, maratona aquática, stand up paddle (SUP) e tiro prático.

Em razão da pandemia do coronavírus, a organização decidiu limitar o número de inscrições a 1.180 atletas (em 2019, última disputa, foram mais de 1.200). As inscrições abriram em 3 de novembro e seguem até a véspera dos jogos.

Presença confirmada do cowboy sul-mato-grossense Fernando Rufino, medalha de ouro em Tóquio

A prefeitura e a Fundesporte ainda discutem nova formatação do Pantanal Extremo, com o propósito de trazer atletas de nível olímpico e divulgar nacionalmente a competição. A canoagem – já é certo – terá prova pela Copa Brasil e a presença confirmada do medalhista nas Paralimpíadas de Tóquio, o cowboy sul-mato-grossense Fernando Rufino.

A prova de tiro prático, com recorde de inscritos (80) em 2019, terá a participação de seis atletas de alto nível: Bruna Mirandola, campeã brasileira Production; Lucimar Domingues, campeão mundial sênior; Akira Yamaguchi,  campeão brasileiro Production; Flavio Chain, campeão brasileiro standard; Moacir Azevedo, caampeão mundial senior revolver; e Mário Neto, campeão brasileiro standard.

Programação

Dia 9/12
19h - Solenidade de abertura
Local: Centro de Convenções Miguel Gómez, Porto-Geral
Dia 10
07h30 – Pré-match - Tiro Prático
Local: Clube de Tiro Esportivo do Pantanal
08h às 17h - Entrega dos kits
17h às 19h - Credenciamento
17h - Congresso Técnico de Stand Up Paddle (federação)
18h - Congresso Técnico de Canoagem (federação)
19h - Congresso Técnico de Corrida De Trilha (federação)
Local: Centro de Convenções Miguel Gómez


Dia 11
7h - Stand Up Paddle
Local: Prainha Porto Geral (Rio Paraguai)
7h30m -Match - Tiro Prático
Local: Clube de Tiro Esportivo do Pantanal
15h - Maratona Canoagem
Local: Prainha Porto Geral (Rio Paraguai)
15h30 - Corrida de Trilha
Largada e chegada: Rua Manoel Cavassa - Porto Geral
19h -Congressos Técnicos Mountain Bike/Maratona Aquática
Local: Centro de Convenções Miguel Gómez
Praça de Alimentação
Local: Orla do Porto Geral
Dia 12
Mountain Bike
Largada e chegada: Rua Manoel Cavassa - Porto Geral
7h - Pro - 110km
7h15m - Esporte -70km
7h30m - Turismo -35km Maratona Aquática
8h - Amador - 1000m
Largada: Rio Paraguai
Chegada: Prainha Porto Geral
Maratona Aquática
9h - Profissional - 5000m
Largada: Rio Paraguai
Chegada: Prainha Porto Geral
Praça de Alimentação
Local: Orla do Porto Geral

Inscrições: clique aqui para acessar

Mais informações:
(67) 3231.6638
funec@corumba.ms.gov.br