TECNOLOGIA

AQUIDAUANA SELECIONADA PARA USO DE FERRAMENTA DE PESQUISA DIGITAL

Plataforma permite o tratamento e acesso de dados em tempo real

29 SET 2021 • Por REDAÇÃO • 19h43
Aquidauana, na entrada do Pantanal da região Oeste, busca se estruturar para alavancar o turismo. Foto: Divulgação

As cidades de São Miguel das Missões (RS), Ilhabela (SP), Socorro (SP), Cairu (BA), Piranhas (AL), Aquidauana (MS) e Rio Branco (AC) foram selecionadas nesta segunda-feira (27.09) para utilizar gratuitamente uma ferramenta 100% digital de captação de dados do setor.

Promovida pela startup brasileira “Smart Tour”, com apoio do Ministério do Turismo, a iniciativa disponibilizará durante seis meses a plataforma “Smart Survey” que realiza pesquisa de Demanda Turística de forma totalmente eletrônica.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o setor precisa de iniciativas inovadoras como essa, que possam auxiliar os nossos destinos nesse momento de retomada do turismo.

“Sabemos que a utilização de dados e o uso de tecnologias para o nosso setor são de extrema importância, pois contribuirão para a captação da realidade local e, consequentemente no desenvolvimento da nossa cadeia produtiva, que movimenta mais de 52 atividades em todo o país”, destacou.

Ao todo, cerca de 80 destinos, de Norte a Sul do país, participaram da seleção que permitirá a transformação dos atrativos em agentes coletores de informações, diminuindo o custo e fornecendo resultados em tempo real para os órgãos gerenciais de turismo.

Escolha difícil

Para a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, a escolha dos destinos foi uma tarefa árdua, mas que contribuirá para o turismo destas cidades.

“Foi muito difícil selecionar cinco destinos entre tantos outros interessantes. Por isso, acabamos abrindo mais duas vagas para as regiões Sudeste e Nordeste, de onde vieram a maioria das inscrições. Com isso esperamos disponibilizar a Smart Survey para sete destinos turísticos brasileiros”, declarou.

A ferramenta Smart Survey já é utilizada por diversos municípios brasileiros, como Florianópolis (SC), uma das 10 cidades escolhidas pelo Ministério do Turismo para receber o projeto-piloto de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país.

Outra cidade que tem utilizado a ferramenta é Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O município utiliza a Smart Survey há três meses e está investindo em ações que possam auxiliar a consolidar o local como um destino turístico.

De ponta

A Smart Tour é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Além do reconhecimento no Prêmio Nacional do Turismo, a empresa catarinense foi uma das finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo MTur e o Wakalua - primeiro polo global de inovação em turismo -, que consagrou iniciativas destinadas à retomada do setor.

A empresa também foi destaque na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) e fez parte do grupo de finalistas do Healing Solutions for Tourism Challenge, realizado no ano passado pela OMT.

Destinos Inteligentes

Atualmente, 10 cidades brasileiras, representando as cinco regiões do país, integram o projeto-piloto de implantação de DTI, promovido pelo MTur: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste). Pioneira no país, a ação busca definir diretrizes e um formato nacional para a criação de destinos do tipo.