ALÉM MAR

Governo alinha medidas para volta dos cruzeiros marítimos no país

6 AGO 2021 • Por REDAÇÃO • 14h15

Os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniram, em Brasília (DF), com representantes da Clia Brasil para tratar da volta dos cruzeiros marítimos no país. Desde março de 2020 o segmento está paralisado por causa da pandemia de coronavírus. O objetivo da Clia é que a temporada 2021/2022 tenha início em outubro deste ano.

Durante o encontro, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, apresentou o plano de retomada e as medidas a serem adotadas para segurança dos passageiros e tripulantes. Dentre elas, testes antes do embarque, disponibilização de álcool em gel, reserva de cabines para possíveis quarentenas, pulseiras e colares para detecção de aglomeração e aumento da temperatura, bem como a possibilidade de remoção imediata de pessoas com covid para hospitais privados.

A previsão dos operadores de cruzeiros no Brasil é que a volta dos navios ao país - serão sete - gere cerca de 35 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Ao todo, 130 roteiros serão disponibilizados para 14 destinos e a expectativa é de que a temporada tenha um impacto de R$2,5 bilhões na economia do país.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância dos cruzeiros para o setor e garantiu o esforço do governo para ajudar nos pleitos do segmento. “Tenho certeza que, com as medidas adotadas pelo governo e a vacinação avançando, as atividades turísticas voltarão mais fortes no nosso Brasil, e o turismo náutico terá grande relevância nessa retomada”, disse.