JULHO

Fluxo de turistas em Bonito deve se aproximar de 2019

8 JUL 2021 • Por SÍLVIO DE ANDRADE • 10h40
Gruta do Lago Azul, um dos atrativos mais visitados do Brasil. Na alta temporada, ingresso custa R$ 130,00

O movimento de turistas em Bonito entre final de junho e começo de julho, mês das férias escolares, foi considerado animador para o trade turístico em um período ainda de pandemia do coronavírus. O Observatório do Turismo e Eventos do destino apontou aumento gradativo de pessoas viajando para lazer, tendência prevista na medida em que a campanha de vacinação contra a Covid-19 atingisse maior índice de cobertura.  

O numero de vouchers (sistema de reservas) comercializado de 26 do mês passado a 4 de julho na Capital do Ecoturismo se aproximou do quantitativo do mesmo período de 2019, isto é, antes do surgimento do vírus. Há dois anos, na primeira semana de julho o destino registrou 4.113 reservas, enquanto neste ano, 3.512. No ano passado, Bonito retomou as atividades no mês de junho e no período pesquisado foram adquiridos 574 vouchers.

“A demanda reprimida começa a se movimentar, as pessoas não aguentam mais ficar em casal, em decorrência principalmente da vacinação, que está adiantada”, observa Juliane Ferreira Salvadori, secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio. “A procura pelo nosso destino está elevada, os protocolos de biossegurança estão sendo cumpridos rigorosamente e acreditamos que o mês de julho terá um grande fluxo.”

Bonito Seguro, conferido pelo Sebrae

 

 

 

 

 

 

Fluxo se mantém

A procura pelo destino aferida pelo Observatório do Turismo, um centro de monitoramento coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, reflete nas agências e turismo, termômetro do fluxo de visitantes (os passeios são reservados antecipadamente por meio do voucher). Segundo os operadores, o aumento de reservas supera a expectativa em julho, mesmo com a baixa temperatura na região (entre 15 e 23 graus nos últimos dias).

Os números mostram que, apesar do limite de visitas em 70% de capacidade/dia dos atrativos, por conta da pandemia, a comercialização vem se mantendo na média. Em junho de 2019, 11.154 pessoas visitaram o destino, enquanto neste ano foi de 8.951, apesar das restrições para se evitar aglomerações. Os melhores períodos de frequência na convivência com o coronavírus, até agora, foram dezembro de 2020 (23.822 visitantes) e janeiro deste ano (21.236).

Turistas em família passeiam pela Praça da Liberdade, onde fica o Monumento das Piraputangas. Foto: Silvio de Andrade

Lotação esgotada

Um dos principais atrativos de Bonito, a Gruta do Lago Azul está com lotação completa até 30 de julho. Após um ano fechada, a gruta foi reabertura no dia 18 de março com apenas 30% de sua capacidade, que é de 305 pessoas por dia. A prefeitura de Bonito solicitou ao Governo do Estado, que integra o comitê gestor do monumento natural, a liberação de 70% da capacidade, que corresponde a 210 visitantes/dia.

Com a pandemia do coronavírus, Bonito suspendeu as atividades turísticas de 23 de março a 30 de junho do ano passado. Com o apoio do Sebrae e da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), o destino se preparou para o retorno com a elaboração de sete procedimentos de biossegurança envolvendo toda a cadeia do turismo. Em 2020, o destino recebeu o selo internacional de turismo seguro, o “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo.