DEU NA TV

CNN DESTACA ABISMO ANHUMAS COMO MELHOR ATRATIVO

6 JUL 2021 • Por REDAÇÃO • 10h24

O Abismo Anhumas, localizado a 23km do centro de Bonito, foi considerado o atrativo número um a ser visitado na Capital do Ecoturismo, em Mato Grosso do Sul, pela CNN Brasil. Foi destaque do programa Viagem & Gastronomia, apresentado por Daniela Filomeno, que visitou, curtiu e aventurou-se por vários outros atrativos situados na cidade e no entorno (Jardim e Bodoquena).

O Abismo Anhumas é um lugar impressionante. Olhando de cima você não consegue imaginar o que espera após a descida: a pequena fenda no chão abre espaço para a imensidão da caverna. Depois da descida, uma flutuação inesquecível com snorkel – ou um mergulho exclusivo para mergulhadores já certificados.

A caverna conta com um lago de águas cristalinas com dezenas de cones de calcário. Estas formações atingem até 20m de altura. Para observá-los mais de perto, basta cair na água (com temperatura média de 18°C) e flutuar em meio a esse vale de cones – formados há milhares de anos. Descoberto sem querer em 1970 após um incêndio na mata local, o Abismo Anhumas foi aberto à visitação em 1999.

Para entender Bonito e toda a região da Serra da Bodoquena é importante saber que a maioria das atrações fica em propriedades privadas, dentro de fazendas e enormes áreas, ou seja, tudo é distante um do outro. Além de Bonito, vários municípios reúnem belezas naturais, como o Jardim, Miranda, Bodoquena entre outros que, juntos, formam um dos maiores complexos de ecoturismo do Brasil.

Uma sensação indescritível

“Uma verdadeira viagem ao centro da Terra!”, afirma Daniela Filomeno, ao conhecer o atrativo. “A aventura é iniciada com uma descida de 72 metros em uma fenda na rocha por meio de um rapel mecânico. A seguir, já nas águas lá embaixo da caverna, há um passeio de bote inflável para conhecer as formações rochosas, que pode ser combinado com a flutuação ou um mergulho autônomo no lago de águas tão cristalinas que a visibilidade é de até 60 metros”, descreve.

Daniela nas ãguas do Rio Sucuri

Daniela fala da experiência, no portal da emissora: “A experiência de ficar frente a frente com a floresta de cones de até 17 metros de altura é incrível (é obrigatório realizar um checkpoint no dia anterior, tanto no Abismo Anhumas quanto na operadora de mergulho para apresentação da credencial de mergulho)”.

E completa: “A experiência de descer o abismo e me ver em meio às águas congelantes, no escuro e entre formações geológicas da caverna me deixou com um mix de medo e expectativa, que logo passou e deu lugar a uma sensação indescritível. Sem dúvida, um dos passeios mais impactantes que já fiz na vida!”.

Destino para repetir a dose

Para a apresentadora da CNN, nenhuma palavra é exagerada para falar sobre Bonito. “Superlativos lhe vestem bem simplesmente porque a capital brasileira do ecoturismo honra seu nome em toda a sua extensão”, define. Para ela, Bonito é preenchida com cenários estonteantes que se formaram em meio a chocante beleza de sua flora, grutas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, que dão vida a verdadeiros aquários naturais e a jardins submersos.

“Tem mais: formações geológicas de milhares de ano nos contam sobre como a passagem do tempo atua na natureza de maneira respeitosa e mágica. As paisagens do Cerrado se misturam com elementos da Mata Atlântica e do vizinho Pantanal, resultando em mais do que deslumbramentos, mas em uma culinária local de babar e em pouso obrigatório aos amantes de ecoturismo e turismo de aventura.”

“É clichê, mas é verdade: não é Bonito, é lindo!”, prossegue Daniela. “É um destino para repetir a dose: impossível conhecer todas as atrações de uma vez só, lição aprendida por mim da pior forma. Foi tão difícil escolher, queria fazer tudo!”.

Uma maravilha da natureza

O lago cristalino do Abismo tem um volume de água aproximado de 24.000 m³ e de profundidade oscila, chegando até aproximadamente 80m. O nível do lago oscila de acordo com as temporadas de chuva e seca na região. A transparência da água possui uma visibilidade de até 60m, sendo possível avistar a floresta de cones com mais de 20 cones submersos de formação calcária, onde a natureza mais uma vez nos presenteia com seu poder e perfeição.

Ao visitar este incrível cenário você aprende na prática, observando diversos espeleotemas, formações rochosas de calcário, todas com sua beleza especial. Dentre as mais conhecidas podemos citar as estalactites e estalagmites.

As estalactites se originam do teto de uma gruta ou caverna, “crescendo” para baixo, em direção ao chão. Elas se formam a partir da deposição (ou precipitação) lenta e contínua de carbonato de cálcio. Ele é arrastado pela água que goteja do teto ou que sofre evaporação ainda na própria estalactite.

As estalagmites, por sua vez, “crescem” a partir do chão e vão em direção ao teto. Também são formadas pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja, mas de uma superfície superior.

Essa maravilha da natureza é anualmente avaliada e vistoriada por uma equipe de profissionais especializados, que inclui engenheiros ambientais, por exemplo. Assim também garantindo a segurança dos turistas que visitam o atrativo.

www.abismoanhumas.com.br
Confira o programa especial da CNN: https://youtu.be/Sz3xODpk5tI