DO PLANETA

Brasil pode se tornar a primeira potência agroambiental

10 JUN 2021 • Por REDAÇÃO • 13h52

Produzir e preservar não só é possível, como já é uma realidade no Brasil e isso pode levar o País a se tornar a primeira potência agroambiental do planeta. "Temos tecnologia e vocação ambiental para esse desafio", celebrou Renato Rodrigues, presidente do conselho gestor da Associação Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta).

Segundo Rodrigues, o Brasil tem algumas metas pela frente como aumentar a produtividade em 50% com a integração das áreas e chegar em 2030 com mais de 35 milhões de hectares com os sistemas da integração lavoura-pecuária-floresta, que é considerado uma das estratégias-chave para garantir a produção sustentável de alimentos, amplamente abordado durante o primeiro dia de palestras do Santa Brígida Open Farm, versão virtual do tradicional Dia de Campo, realizado no dia 9/6.

"Mais de 66% da vegetação nativa é preservada no Brasil. Temos uma área produtiva de 30,2%, sendo que apenas 7,8% são utilizadas para lavouras e o restante para pecuária. Temos potencial para dobrar a produção de grãos se utilizarmos a Integração", ressaltou o presidente do conselho gestor da Rede ILPF, também destacando que nos últimos 40 anos o Brasil conseguiu aumentar a produção agrícola em 500%.

Em todos os biomas

O evento virtual contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que enalteceu o produtor rural brasileiro.

"Mais de 52 milhões de hectares adotaram pelo menos uma das seis tecnologias apresentadas pelo plano ABC. Quem coloca isso em prática é o produtor rural que empreende e inova. A intensificação sustentável pelas tecnologias de integração pode ser feita em todos os tamanhos de propriedade e em todos os biomas", afirmou.

O ex-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, falou sobre os avanços e desafios no setor, destacando a Agenda Global 2030, coordenada pelas Nações Unidas, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

"De todas as atividades humanas, a agricultura é a que tem mais conexão com o desenvolvimento sustentável. Vemos uma mudança de visão mais focada em sistemas resilientes e que dão uma contribuição relevante para a sociedade que paga por este produto", comentou.

Encontro internacional

O Santa Brígida Open Farm é um encontro virtual que irá abordar temas de relevância internacional sobre a produção integrada e sustentável no trópico brasileiro, utilizando a tecnologia da Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF).

Ao longo dos últimos 15 anos, o tradicional Dia de Campo da Fazenda Santa Brígida teve papel fundamental para disseminação e adoção dos sistemas de produção integrados, apoiando no crescimento da ILPF no Brasil – já são mais de 17 milhões de hectares com integração no país.