PANDEMIA

Agente de viagem brasileiro é o mais otimista na retomada

14 MAR 2021 • Por PANROTAS • 17h21

Realizada entre janeiro e fevereiro deste ano, a terceira edição da pesquisa O Impacto da Pandemia nos Negócios do Turismo, do Travel Consul, mostra dados importantes que dão ao agente de viagens e operador um panorama bem mais claro sobre a retomada no Brasil e no mundo.

Esta rodada consultou quase 1,3 mil profissionais do Turismo, entre operadoras e agências, em 20 países. No Brasil, o Travel Consul é representado pela Interamerican Network, de Danielle Roman.

Retomada rápida?

Um dos dados de maior impacto da pesquisa mostra que o otimismo de retomada no Brasil tem um dos maiores índices do mundo. Por aqui, 39% dos profissionais de turismo acreditam que seus negócios voltem aos níveis anteriores ao período de covid-19 ainda no segundo semestre deste ano, enquanto 37% creem nesta retomada em 2022 e apenas 14% em 2023. Os 10% restantes não conseguem responder precisamente quando será a volta aos níveis normais.

Novos produtos e destinos

E essa retomada não será um "mais do mesmo" em termos de produtos e destinos. A pesquisa mostra que a oferta acompanhará a diferente demanda que virá do consumidor hoje enclausurado.

Quase 60% dos entrevistados globais mostraram que têm grande possibilidade de considerar destinos não oferecidos anteriormente, enquanto quase 50% tendem a considerar hotéis e resorts nunca oferecidos antes.

Além de hotelaria e destinos, a maioria (44%) também considera muito provável que novos fornecedores, nunca vendidos antes, incrementem suas prateleiras.