sexta, 29 de março de 2024
GASTRONOMIA

Uma viagem literalmente deliciosa e açucarada

26 JUN 2017 - 23h01Por Redação

Comer chocolate é bom, mas se for dentro da fábrica ou, ainda, apreciando a beleza das cidades produtoras e se divertindo em atrações feitas com o doce, a experiência pode ser ainda melhor. Algumas cidades brasileiras se destacam pela produção industrial ou artesanal da delícia feita a base de cacau. E os brasileiros gostam mesmo do chocolate.
Uma pesquisa do Ibope apontou que 75% dos brasileiros consomem o produto e que 61% dessas pessoas compram chocolate pelo prazer e satisfação que ele proporciona. Números que explicam o crescimento das vendas no país. De janeiro a setembro de 2016, a comercialização cresceu 13% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
E para ajudar os amantes do doce a se deliciarem em destinos pelo Brasil, a Agência de Notícias do Turismo preparou algumas sugestões:
Combu (PA) – Combu é uma ilha que fica nos arredores de Belém e é famosa por vender chocolates 100% artesanais, feitos com o cacau plantado no terreno dos produtores. O doce é a segunda maior fonte de renda das famílias, perdendo apenas para o açaí.
O chocolate do Pará é tão famoso que um dos mais renomados chefs de cozinha, Alex Atala, se rendeu a iguaria e incorporou o doce ao seu menu. Mas a fama turística de Combu vai além do chocolate. A ilha oferece opções de lazer como passeio no rio Guamá e trilhas ecológicas.
Ilhéus (BA) – A cidade é considerada capital do cacau e destino para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações de cacau até o doce pronto para consumo. Por lá, o turista pode visitar fazendas do fruto e conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.
Quem vai à Ilhéus pode aproveitar também para fazer uma hidratação facial com chocolate ou participar da Circuito Cacau Running, uma corrida que traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município.
Vila Velha (ES) – A fábrica de chocolates da Garoto está localizada em Vila Velha e se tornou atrativo para os amantes do doce. As visitas são chamadas de Chocotours e incluem passeio pela fábrica e pelo museu do chocolate. O visitante acompanha o processo de fabricação do produto e pode degustar alguns bombons. Aproveite que está no município mais antigo do Espiríto Santo e visite os históricos Convento de Nossa Senhora da Penha, Sítio Histórico da Prainha, Farol de Santa Luzia, além de outras atrações.

Campos do Jordão e Caçapava (SP) – O turismo do chocolate colocou Campos do Jordão na rota das cidades mais famosas para destinos doces. Além de fábricas, o local tem chocolaterias especializadas em tipos, sabores e derivados do doce como fondue, chocolate quente, geléias, licores e souvenirs.
Em Caçapava está a fábrica de chocolates Nestlé com portas abertas para visitação e claro, degustação dos doces.
Gramado e Canela (RS) – Vizinhas, as cidades são a cara do chocolate brasileiro e repletas de mini-fábricas, lojas e expositores. Gramado é tão chocólatra que tem até um Mundo de Chocolate, único parque temático da América Latina com mais de 200 peças produzidas inteiramente de chocolate e que mais parecem esculturas. A Torre Eiffel  de chocolate, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida manualmente.

Festa do Chocolate - Atenção, chocólatras! O Festival Internacional do Chocolate e Cacau acontece em Ilhéus, Belém e São Paulo e reúne grandes empresários do setor, investidores, produtores, estudantes, pesquisadores, além de um público interessado e apaixonado pelo doce. Durante o festival, são promovidos cursos, palestras, shows, atividades culturais, ateliês, turismo em fazendas e uma grande feira com exposição de derivados de cacau.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar