terça, 21 de janeiro de 2020
FEIRA

Turismo termal vai atrair 40 países a Foz do Iguaçu em 2018

02 AGO 2017 - 09h10Por Redação

Dados da Organização Mundial do Turismo apontam que o turismo termal deve crescer 9% nos próximos cinco anos, o dobro do esperado para o turismo convencional. É de olho nesse mercado que Foz do Iguaçu (PR) vai sediar, no próximo ano, a 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018.

A assinatura do termo de compromisso para a realização do evento na cidade nesta semana, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, por representantes do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu, e da direção da Fundação Feiras e Exposições de Ourense, a Expourense, da Espanha.

Alejandro Rubín, diretor da Expourense, disse que a feira é reconhecida como a mais importante do setor e deve atrair cerca de três mil profissionais do turismo de 40 países. Todos interessados no segmento turístico que mais cresce no mundo atualmente. “Estamos fazendo uma aposta e valorizando o que o turista do futuro vai querer: bem-estar, experiências distintas. Estamos convencidos de que Foz é um destino que trabalha nesta linha e que tem muitas potencialidades.”

Potencial

Ainda segundo ele, Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o evento por reunir uma série de atributos – a começar, pelo fato de a cidade ser reconhecida como um destino ligado às águas. “Nós defendemos a cultura da água. E Foz do Iguaçu é água”, afirmou, referindo-se às Cataratas do Iguaçu. “Também valorizamos o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade. Além disso, o interesse pelo termalismo mostra que Foz é um destino inovador”, acrescentou.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, acrescentou que a região tem todas as condições – recursos naturais, infraestrutura e organização – para se tornar um player importante para o turismo termal, assim como ocorre hoje com os Estados de Goiás e Santa Catarina.

Ainda segundo ele, quanto maior o número de visitantes na cidade, maior o número de pessoas que procuram os atrativos turísticos de Itaipu. “Hoje temos cerca de 600 mil turistas que visitam a usina todos os anos. Queremos aumentar esse número, para que mais pessoas tenham contato com essa fonte de geração de energia limpa e renovável.”

O presidente do Fundo Iguaçu, Carlos Silva, avalia que a vinda da Termatalia a Foz do Iguaçu fortalece e consolida o trabalho de muitos empresários do setor. Ele cita hotéis e parques aquáticos da região que estão investindo no segmento. “Queremos que o cliente venha para cá e tenha contemplação, hotelaria inigualável, gastronomia, compras e também as águas termais.”

Leia Também

Relatos de viagem

Enfim, no marco zero da Ruta 40. Missão cumprida, uma façanha!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Se você acha a aventura perigosa, tente a rotina, é mortal

Paulo Coelho, jornalista, escritor

Vídeos

Jornada das Tartarugas

Mais Vídeos

Eco Debate

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs

HEITOR FREIRE

O Poder do Silêncio

MARCIA HORITA

Atentos e mobilizados na defesa da Mata Atlântica