quinta, 23 de janeiro de 2020
EVENTOS

Refúgio anuncia nova fase do concurso para batizar oncinha

14 JUL 2017 - 08h29Por Redação

Os cinco finalistas do concurso para escolha do nome da oncinha nascida no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (Paraná), serão conhecidos na sexta-feira, dia 21.

A etapa inicial, que recebeu as sugestões dos internautas, terminou na última sexta-feira (7). Foram mais de 3 mil participantes e 1.300 sugestões diferentes, todas enviadas via comentários em uma postagem específica do concurso na página oficial da Itaipu no Facebook.

A oncinha, hoje com seis meses, é resultado do primeiro caso de sucesso de reprodução de onças no RBV em 14 anos de tentativas. O nascimento ocorreu três meses após a aproximação do casal, a onça-preta fêmea, Nena, de três anos, e o macho Valente. O filhote é melânico como a mãe, ou seja, tem a pigmentação negra em função da quantidade de melanina.

Histórico

No dia 21, simultaneamente com a divulgação dos cinco nomes, será aberta a etapa final do concurso, com a votação popular via internet. As orientações estarão na página https://www.facebook.com/ItaipuBinacionalOficial. Os internautas terão até o dia 31 de julho para eleger o nome final.

Seleção

Na primeira triagem, foram retirados os participantes que não se enquadraram às regras divulgadas no lançamento do concurso e publicadas na postagem indicada para receber as sugestões.

No momento, os nomes na disputa estão sendo analisados pela comissão julgadora, que vai se reunir para a escolha dos finalistas na próxima semana. A comissão é formada por pessoas que trabalham na Itaipu, do quadro próprio e terceirizados, e com diferentes perfis (faixas etárias e tipos de formação).

Premiação

Os cinco participantes que tiverem suas sugestões selecionadas para a segunda etapa irão ganhar cortesias em alguns dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, com direito a um acompanhante. Se o participante não residir na região de Foz do Iguaçu, também terá direito a passagem aérea para si e para o acompanhante.

Dos cinco selecionados, o participante que tiver o nome escolhido na votação final também ganhará um smartphone, cuja especificação será divulgada juntamente com o lançamento da segunda etapa do concurso.

Leia Também

Relatos de viagem

Enfim, no marco zero da Ruta 40. Missão cumprida, uma façanha!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O grande inimigo do meio ambiente é a pobreza

Paulo Guedes, ministro da Economia

Vídeos

Jornada das Tartarugas

Mais Vídeos

Eco Debate

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs

HEITOR FREIRE

O Poder do Silêncio

MARCIA HORITA

Atentos e mobilizados na defesa da Mata Atlântica