quinta, 28 de março de 2024
ENCONTRO

Impactos sociais, ambientais e econômicos do desmatamento zero

14 OUT 2017 - 12h50Por Redação

O Instituto Escolhas, em parceria com o Insper e a Folha de S. Paulo, promove, no próximo dia 30 de outubro, em São Paulo, no auditório do Insper, o Seminário: Qual o Impacto do Desmatamento Zero no Brasil?. O evento marca o lançamento do estudo do Escolhas, que busca apresentar os impactos sociais, ambientais e econômicos de se cessar o desmatamento no país.

Durante o evento, os pequisadores Luiz Fernando Guedes Pinto, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Guerd Sporavek, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), e Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho, também da Esalq-USP, apresentarão os resultados do estudo.

Em um segundo momento, Sylvia Coutinho, presidente do banco suíço UBS no Brasil, Marcos Lisboa, presidente do Insper, Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas, e o professor Ferreira Filho darão início ao debate “Agropecuária e Desmatamento no Brasil”, a partir de reflexões proporcionadas pelo estudo. A mediação será realizada pelo jornalista da Folha de S. Paulo, Marcelo Leite.

O estudo Qual o Impacto do Desmatamento Zero no Brasil? apresenta dados sobre o que acontece no país, com o final do desmatamento, com a renda das famílias, o preço dos alimentos, ou se as exportações de produtos agrícolas brasileiros serão ou não afetadas. Além disso, mostra o quanto de terra deixará de ser acrescentado à produção agropecuária em cada estado brasileiro de acordo com os cenários de fim do desmatamento propostos pelo estudo. Os cenários vão desde a situação em que o desmatamento é totalmente zerado de imediato, passando por aquele em que só é possível usar as terras com mais alta aptidão agrícola, até chegar no caso em que só é vetado o corte ilegal de florestas.

Para participar, basta fazer sua inscrição clicando aqui.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar