quinta, 22 de agosto de 2019
DICA

Operadora lista viagens nacionais que mais valem a pena

16 JUL 2019 - 15h46Por REDAÇÃO

Viajar para o exterior é o sonho de muita gente. Mas o Brasil tem belezas de sobra a oferecer em seu território, opções que podem ser mais econômicas, mas ainda assim inesquecíveis. A operadora de turismo Abreu, especialista em levar turistas para os melhores destinos ao redor do globo, listou algumas viagens nacionais que valem muito a pena, para inspirar quem está pensando em suas próximas férias.

Região Sul

No Rio Grande do Sul, Gramado e Bento Gonçalves são os grandes destaques. Gramado é uma cidade charmosa, com casinhas em enxaimel, hortênsias pelas ruas e restaurantes de primeira. Embora seja muito procurada no inverno, é um destino lindo o ano todo. A pouco mais de 100 quilômetros dali está Bento Gonçalves, com as melhores vinícolas brasileiras e muita cultura italiana.

Em Santa Catarina, a Abreu recomenda Balneário Camboriú, com suas praias, sol e noites animadas. A cidade tem praias para todos os gostos, das mais calmas às mais agitadas e urbanas, além de opções com boas ondas para surfistas. Com hotéis, bares, lojas e restaurantes de sobra, o destino está muito preparado para receber turistas, sem contar que fica a apenas 30 minutos do Beto Carrero World, queridinho das crianças.

No Paraná, a pedida é Foz do Iguaçu, ideal para quem gosta da natureza. Bem próximos um do outro, o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves são atrações incríveis que merecem destaque, mas se engana quem acha que Foz só tem isso a oferecer. Há muitas outras atrações, como o Marco das Três Fronteiras, um Museu de Cera e um belo Templo Budista com uma estátua de sete metros de altura do Buda. Outro passeio muito requisitado são as compras em Ciudad del Este, no Paraguai, onde há shoppings e lojas de roupas, perfumes, cosméticos, eletrônicos e brinquedos a ótimos preços.

Região Sudeste

Impossível não falar da Cidade Maravilhosa nesta região do Brasil. O Rio de Janeiro reúne ícones como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana. A cidade está bem servida de praias e da alegria carioca, que se espalha por seus bares, restaurantes, festas e muito mais.

A 150 quilômetros do Rio está Angra dos Reis, um paraíso litorâneo com mais de 300 ilhas cercadas de um mar verde de água transparente. Segundo a Abreu, passeios de barco são obrigatórios para conhecer os refúgios mais incríveis do local, desde cantinhos isolados até praias cheias de gente bonita.

Região Centro-Oeste

Esta parte do Brasil encanta pela natureza, a começar com Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do mundo. A cidadezinha sul-mato-grossense tem grutas, cachoeiras, lagos cristalinos, rios que são verdadeiros aquários e muito verde, oferecendo experiências impressionantes como flutuar ao lado de infinitos peixes e ver de perto araras, jacarés e até sucuris, ou praticar arborismo em um cenário de tirar o fôlego.

Já em Goiás está Rio Quente e seus inúmeros balneários de águas cálidas. Um complexo de hotéis garante muito conforto na estadia e atrações imperdíveis, como ecoparque, parque aquático, praia artificial, quadras de areia, escola de surfe e mais.

Região Nordeste

Do ecoturismo para algumas das melhores praias brasileiras, a começar por Arraial d’Ajuda, na Bahia, uma vila que é um verdadeiro caldeirão cultural, com influências de vários lugares do mundo. O litoral garante mar calmo e cristalino, e o destino é para quem procura sossego.

Também na Bahia está Imbassaí, a cerca de 90 quilômetros de Salvador. As praias são repletas de coqueiros e dunas e o vilarejo é tranquilo e rústico, mas charmoso e com muitas opções de restaurantes. A Abreu recomenda o resort Grand Palladium Imbassaí, com regime all-inclusive.

No Rio Grande do Norte, a grande estrela é Pipa e o povoado de Tibau do Sul, cuja costa apresenta opções para todos os tipos de turistas. Mar calmo e raso para quem está com crianças, ondas para os surfistas, praias desertas ou com bares e barracas. Seja como for, o cenário será inesquecível.

Porto de Galinhas, por sua vez, fica em Pernambuco e é um dos destinos mais populares do Nordeste. Além das praias de água quente, há diversas piscinas naturais deslumbrantes, onde se pode apreciar a vida marinha. É um lugar animado, principalmente no verão, quando recebe muitos turistas.

Região Norte

Jalapão é outro importante destino de ecoturismo no Brasil. Localizado no Tocantins, é uma área grande que esbanja belezas naturais, como dunas, lagoas azuis, cachoeiras e muito verde. É perfeito para quem curte aventura e quer nadar, fazer trilhas, rapel, tomar um sol e até tentar um esporte radical.

A última opção da lista é Manaus, a capital do Amazonas. Embora seja o ponto de partida para excursões pela Amazônia, a cidade é surpreendente e a Abreu garante que tem muito a oferecer por si só, como o estupendo Teatro Amazonas e o Mercado Municipal, ideal para provar a comida local. Nos arredores, há o encontro dos rios Negro e Solimões, diversas aldeias indígenas e boas trilhas.

Acesse www.abreutur.com.br.

Leia Também

Relatos de viagem

Como pescar mudou a minha vida

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Nossa maneira de viver carece de sentido

Richard Powers, escritor norte-americano

Vídeos

Turma do Labareda - conversa sobre incêndios florestais

Mais Vídeos

Eco Debate

ODILON DE OLIVEIRA

Confisco de propriedades rurais

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Grande Circo Taquari

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Significado do Solstício