quarta, 16 de outubro de 2019
EVENTO

Festival do Queijo Minas Artesanal movimenta mais de R$ 1 milhão

02 AGO 2019 - 15h36Por REDAÇÃO

A terceira edição do Festival do Queijo Minas Artesanal promovido pelo Sistema FAEMG e Sebrae Minas, em 27 e 28 de julho, na Serraria Souza Pinto, superou as expectativas. Durante os dois dias, foram vendidos 2.300 queijos, ou cerca de duas toneladas.

O festival movimentou R$ 1 milhão em negócios. E os 50 expositores comemoraram as vendas de queijos e de outros produtos mineiros: azeites, cafés, cachaças, vinhos, cervejas, geleias, pimentas, doces, temperos e artesanatos.

“Hoje, há uma demanda crescente dos consumidores por produtos artesanais. O momento é favorável ao setor”, diz o superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues Neto. “Por causa dos contatos realizados no festival, terei que aumentar a produção em mil quilos por mês”, afirma Alexandre Honorato, de Araxá.

“Os queijos acabaram no primeiro dia. Um grupo de produtores teve que ir de madrugada à Canastra buscar mais para atender a demanda do domingo”, conta a gerente técnica da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), Valéria Rodrigues. Segundo ela, as vendas triplicaram, na comparação com o festival de 2018.

Consumo e paladar

Nove mil pessoas passaram pela Serraria, público 13% maior que o estimado pela organização do festival. Os cardápios elaborados pelos sete chefs convidados para representar cada uma das regiões demarcadas do Estado – Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo – agradaram o paladar dos visitantes: foram vendidos 5,5 mil pratos nos dois dias.

Aproximadamente 200 pessoas participaram dos workshops promovidos durante o evento. Foram 12 horas de programação. Já o Seminário dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, em 25 e 26 de julho, reuniu 180 participantes ligados à atividade queijeira.

Números da 3ª edição do Festival do Queijo Minas Artesanal: https://youtu.be/GuHLY4eSr_g

Leia Também

Relatos de viagem

Como pescar mudou a minha vida

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O homem não tramou o tecido da vida; ele é apenas um dos seus fios

Cacique Seattle, 1884

Vídeos

Vídeo premiado em 3º lugar no II Cine Aves Campo Grande MS

Mais Vídeos

Eco Debate

JOÃO PAULO CAPOBIANCO

Muito prazer, meu nome é PPCDAm

HEITOR RODRIGUES FREIRE

A simbologia da rã

MANOEL LINHARES

A importância da legalização dos Jogos no Brasil