Terça, 20 de Fevereiro de 2018
BONITO

E-book sobre a importância do encantamento do turista

16 JAN 2018 - 11h25Por Carla Layane/Bonito Notícias

ionúcleo Gestão e Desenvolvimento, empresa de consultoria localizada em Bonito (MS), lançou recentemente o e-book "O Turista Encantado". Segundo Ana Cristina Trevelin, diretora do Bionúcleo, o e-book nasceu da vontade de criar materiais próprios da empresa que pudessem apoiar em treinamentos, palestras e oficinas na área de marketing, gestão e desenvolvimento humano. 

"Escrever sobre a Economia da Experiência foi a nossa primeira experiência e optamos por começar por aí, porque o tema pode ser aplicado em qualquer empresa que busque um posicionamento mais próximo de seus clientes e que queira fazer isso através de uma história, um contexto de encantamento que pode vir através da decoração, música, aroma, sabores e especialmente através do tratamento que a equipe dá ao cliente”, explicou ela.

“No Turismo de Aventura e no Ecoturismo – completou Trevelin - às vezes pensamos que só a natureza e a aventura só si só já são o grande fator de encantamento, mas sempre é possível melhorar e transformar aquela visita turística em um momento inesquecível, memorável – através e pessoas qualificadas e um planejamento de produto muito bem cuidadoso.”

Veja abaixo entrevista concedida pela diretora do Bionúcleo ao site Bonito Notícias:

Bonito Notícias: Por que é tão importante encantar os turistas?

Ana Cristina:  Buscar o encantamento do turista ou do cliente em geral está ligado a busca pelo momento “UAU”, em que se surpreende as pessoas e cria-se a partir daquele momento uma memória inesquecível sobre a experiência que foi vivida. O impacto disso é mais do que fidelizar o cliente, é torna-lo um fã. Alguém que falará bem do seus produtos nas mídias sociais, indicará e defenderá  seu passeio frente à críticas e sempre que puder, ele retornará! O encantamento é um grande desafio mas ao mesmo tempo talvez as pequenas e médias empresas que atuam no turismo tenham muito mais condições de realizar esses sonhos do que empresas grandes e cheias de processos e procedimentos burocratizados e mais frios.

BN: Bonito e região proporcionam esse encantamento aos seus visitantes?

AC: O destino Bonito – Serra da Bodoquena é nosso ponto de partida sobre o encantamento e a economia da experiência porque naturalmente a natureza já funciona como um gatilho emocional de conexão, em que o visitante se envolve e se sente especial por estar vivenciando o contato. Porém quando se fala em turismo é preciso pensar em todos os serviços que estão envolvidos nessa experiência e em como se pode melhorar ainda mais a vivência que o turista terá.

É preciso pensar sobre que história será contada, qual o roteiro de experiências que serão oferecidas, quais os cuidados e mimos que serão oferecidos e, principalmente, é preciso capacitar continuamente as equipes, uma vez que pessoas encantam pessoas! Tudo isso deve ser feito de maneira responsável com os recursos naturais, com a sociedade, com os funcionários e com a devida saúde financeira do empreendimento.

Em Bonito muitas empresas podem ser citadas como engajadas no compromisso de encantar de maneira responsável, cabendo citar o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa pois estão comprometidos com uma busca contínua de se oferecer uma experiência palpável de ecoturismo através de práticas cotidianas na gestão que envolvem o respeito aos limites de visitação turística, sistema de gestão de segurança, separação  de resíduos, treinamento contínuo das equipes, avaliação de indicaçõres e participação em associações do trade.

Cito todos estes fatores porque o encantamento não pode ser um verniz sobre o produto turístico. É preciso compromisso em se oferecer algo real, coerente e único.

BN: Como a publicação irá auxiliar os profissionais do setor?

AC: Acreditamos que a publicação vai ajudar empresários e profissionais do turismo a repensarem seus produtos e serviços turísticos, a partir do momento em que provoca questionamentos e mostra exemplos reais de empresas que oferecem experiências que dão certo.

BN: Como ter acesso ao e-book?

AC: O e-book é gratuito e está disponível no link http://anatrevelin.bionucleo.com.br/economiadaexperiencia

Leia Também

Square

Relatos de viagem

“Boca da Onça, a trilha que desgasta seu corpo, mas fortalece sua alma”

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Se nós destruirmos a criação, a criação nos destruirá

Papa Francisco, líder religioso

Vídeos

Mergulho com algas na Lagoa Misteriosa, em Jardim

Mais Vídeos

Eco Debate

MARIA TEREZA JORGE PÁDUA

Quero ser defensora pública dos bichos

VALMIR BATISTA CORRÊA

Cutucando a onça

TASSO AZEVEDO

Eletrizante