quinta, 24 de maio de 2018
BONITO

E-book sobre a importância do encantamento do turista

16 JAN 2018 - 11h25Por Carla Layane/Bonito Notícias

ionúcleo Gestão e Desenvolvimento, empresa de consultoria localizada em Bonito (MS), lançou recentemente o e-book "O Turista Encantado". Segundo Ana Cristina Trevelin, diretora do Bionúcleo, o e-book nasceu da vontade de criar materiais próprios da empresa que pudessem apoiar em treinamentos, palestras e oficinas na área de marketing, gestão e desenvolvimento humano. 

"Escrever sobre a Economia da Experiência foi a nossa primeira experiência e optamos por começar por aí, porque o tema pode ser aplicado em qualquer empresa que busque um posicionamento mais próximo de seus clientes e que queira fazer isso através de uma história, um contexto de encantamento que pode vir através da decoração, música, aroma, sabores e especialmente através do tratamento que a equipe dá ao cliente”, explicou ela.

“No Turismo de Aventura e no Ecoturismo – completou Trevelin - às vezes pensamos que só a natureza e a aventura só si só já são o grande fator de encantamento, mas sempre é possível melhorar e transformar aquela visita turística em um momento inesquecível, memorável – através e pessoas qualificadas e um planejamento de produto muito bem cuidadoso.”

Veja abaixo entrevista concedida pela diretora do Bionúcleo ao site Bonito Notícias:

Bonito Notícias: Por que é tão importante encantar os turistas?

Ana Cristina:  Buscar o encantamento do turista ou do cliente em geral está ligado a busca pelo momento “UAU”, em que se surpreende as pessoas e cria-se a partir daquele momento uma memória inesquecível sobre a experiência que foi vivida. O impacto disso é mais do que fidelizar o cliente, é torna-lo um fã. Alguém que falará bem do seus produtos nas mídias sociais, indicará e defenderá  seu passeio frente à críticas e sempre que puder, ele retornará! O encantamento é um grande desafio mas ao mesmo tempo talvez as pequenas e médias empresas que atuam no turismo tenham muito mais condições de realizar esses sonhos do que empresas grandes e cheias de processos e procedimentos burocratizados e mais frios.

BN: Bonito e região proporcionam esse encantamento aos seus visitantes?

AC: O destino Bonito – Serra da Bodoquena é nosso ponto de partida sobre o encantamento e a economia da experiência porque naturalmente a natureza já funciona como um gatilho emocional de conexão, em que o visitante se envolve e se sente especial por estar vivenciando o contato. Porém quando se fala em turismo é preciso pensar em todos os serviços que estão envolvidos nessa experiência e em como se pode melhorar ainda mais a vivência que o turista terá.

É preciso pensar sobre que história será contada, qual o roteiro de experiências que serão oferecidas, quais os cuidados e mimos que serão oferecidos e, principalmente, é preciso capacitar continuamente as equipes, uma vez que pessoas encantam pessoas! Tudo isso deve ser feito de maneira responsável com os recursos naturais, com a sociedade, com os funcionários e com a devida saúde financeira do empreendimento.

Em Bonito muitas empresas podem ser citadas como engajadas no compromisso de encantar de maneira responsável, cabendo citar o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa pois estão comprometidos com uma busca contínua de se oferecer uma experiência palpável de ecoturismo através de práticas cotidianas na gestão que envolvem o respeito aos limites de visitação turística, sistema de gestão de segurança, separação  de resíduos, treinamento contínuo das equipes, avaliação de indicaçõres e participação em associações do trade.

Cito todos estes fatores porque o encantamento não pode ser um verniz sobre o produto turístico. É preciso compromisso em se oferecer algo real, coerente e único.

BN: Como a publicação irá auxiliar os profissionais do setor?

AC: Acreditamos que a publicação vai ajudar empresários e profissionais do turismo a repensarem seus produtos e serviços turísticos, a partir do momento em que provoca questionamentos e mostra exemplos reais de empresas que oferecem experiências que dão certo.

BN: Como ter acesso ao e-book?

AC: O e-book é gratuito e está disponível no link http://anatrevelin.bionucleo.com.br/economiadaexperiencia

Leia Também

Square

Relatos de viagem

“Boca da Onça, a trilha que desgasta seu corpo, mas fortalece sua alma”

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Se nós destruirmos a criação, a criação nos destruirá

Papa Francisco, líder religioso

Vídeos

Mergulho com algas na Lagoa Misteriosa, em Jardim

Mais Vídeos

Eco Debate

CIRO ANTONIO ROSOLEM

O mito da água gasta pelo agronegócio

MARIA TEREZA JORGE PÁDUA

Quero ser defensora pública dos bichos

VALMIR BATISTA CORRÊA

Cutucando a onça