sábado, 20 de abril de 2024

Vale a pena conhecer Cajón del Maipo no Chile?

24 OUT 2019 - 09h55Por RODRIGO COELHO

Quando estávamos organizando nossa viagem pelo Chile, nos deparamos com uma dúvida muito frequente, qual seja se vale a pena conhecer Cajón del Maipo no Chile, ainda mais se for uma viagem curta pelo país.

Se você tem a mesma dúvida, não deixe de conferir esse post!

Cajón del Maipo no Chile

Cajón del Maipo é uma região onde é possível fazer inúmeras atividades, como apreciar vários mirantes, conhecer Embalse El Yeso, fazer trekking, andar a cavalo e de bicicleta, como também conhecer os famosos banhos termais.

Depende muito de como você vai para a região, se é por conta ou se é com agência, sendo que na segunda opção, o que o seu passeio vai incluir.

Como viajamos no inverno para o Chile, em agosto de 2019, optamos por conhecer a região a convite da agência de viagens Viaja Brasil Tour.

O valor promocional do passeio que fizemos era de 28.000 pesos por pessoa, que é mais ou menos R$ 165,00.

Como foi o nosso passeio por Cajón del Maipo

Nós optamos pelo passeio que iria até o Embalse El Yeso, contudo, alguns meses antes da nossa viagem houve um acidente na região, em virtude de um deslizamento de pedras.

Diante desse acidente a visitação para a represa Embalse El Yeso estava fechada e só retornaria as atividades no final de agosto, começo de setembro de 2019.

Então o nosso passeio sofreu uma alteração e nossa parada principal foi um parque onde o rio El Yeso passa, que tinha alguns mirantes lindos, patinação no gelo e trilhas.

tour começou com a agência nos buscando na porta do nosso apartamento bem cedo e seguindo para a cidade de San José del Maipo, onde a guia nos explicou um pouco sobre a história do lugar.

Paramos em uma praça que tem várias barracas com artesanatos, contudo, como era muito cedo, ainda não tinham muitos vendedores.

Depois seguimos para o túnel El Tinoco, que está desativado, onde o trem que carregava os minérios da época passava.

Rio El Yeso em Cajón del Maipo
 

O trajeto dentro do túnel nós  fizemos a pé.

Ao final da caminhada pelo túnel, nos deparamos com um memorial que existe no outro lado.

Esse memorial foi feito para o Guillermo Antonio Rojas Reyes, conhecido como “el Willy”, que se suicidou em 1998 com apenas 18 anos de idade,  dentro do Túnel Tinoco.

O motivo foi uma desilusão amorosa, segundo nossa guia.

Os locais acreditam que o “el Willy” guarda o lugar, protege a estrada de acidentes e desde então vários locais e turistas visitam o lugar e levam objetos/lembranças.

Após a visita ao túnel, seguimos viagem de ônibus e no meio da estrada paramos em um mirante lindo para fotos. A paisagem da região de Cajón del Maipo é simplesmente perfeita!

Ao chegarmos no parque que seria a nossa parada “final” na região, aproveitamos para caminhar e tirar muitas fotos, até a hora do piquenique.

Infelizmente não seguimos até o Embalse Del Yeso, como já comentei acima, contudo, definitivamente valeu muito a pena o passeio, pois a beleza do lugar que paramos era indescritível!

Pequenique em Cajón del Maipo 

A agência preparou um piquenique delicioso com queijos, biscoitos, vinho, sucos e água.

Após comermos, era hora de voltarmos para Santiago, mas no caminho paramos em uma loja de chocolates muito charmosa, porém um pouco cara, rs.

Se você tiver programando a sua viagem pelo Chile e optar por fazer o mesmo passeio que a gente, provavelmente o passeio seguirá para o Embalse Del Yeso, que para muitos é o ápice da região.

Apesar de viajarmos no inverno para o Chile, infelizmente esse ano não nevou muito, então a paisagem não estava coberta de gelo como costuma estar nessa época.

Eu amei esse passeio, principalmente pelas paisagens da estrada e do nosso ponto final, mesmo que não tenha sido no Embalse Del Yeso.

Caso eu volte ao Chile, com certeza vou querer fazer o passeio de novo para conhecer o Embalse Del Yeso.

Combinando o passeio com as Termas del Plomo ou Termas Colinas

Como era inverno na época que visitamos o Chile, não era uma época muito recomendada para conhecer as Termas del Plomo ou Termas Colinas, apesar de serem águas quentes.

Embalse del Yeso

Caso você não tenha muito tempo no Chile e pretenda conhecer as Termas, você pode combinar o passeio para Embalse Del Yeso com as Termas Plomo ou Termas Colinas.

E aí? Você conhece a região do Cajón del Maipo ou tem vontade de conhecer? Compartilha aqui com a gente!

Não deixe de conferir os vídeos dessa viagem no YouTube também:

https://www.youtube.com/watch?v=O0yDEVD8pQA
https://www.youtube.com/watch?v=M6WyHYAAOkI&t=47s

(*) Rodrigo Coelho, Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Veja mais:
www.naoecaroviajar.com

 

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo