Segunda, 25 de Setembro de 2017
CAMPANHA

“Adote um Ninho” ajuda a manter arara-azul fora da lista de extinção

09 SET 2017 - 06h10Por Redação

A população de arara-azul triplicou nos últimos 28 anos, passando de 1500 indivíduos da espécie em 1990 em todo o Pantanal para mais de 5 mil aves na região, graças ao Projeto Arara Azul em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, que tem como objetivo a preservação da espécie.

Nos últimos três anos, visando reforçar a importância da conservação da biodiversidade pantaneira, o Instituto Arara Azul iniciou uma nova atividade que apoia ações de proteção da espécie. A entidade está com na quarta edição da campanha “Adote um Ninho”, que consiste no apadrinhamento de ninhos, proporcionando a arrecadação de recursos e, consequentemente, o fortalecimento do projeto por meio da continuidade a ações de pesquisa e monitoramento de ninhos naturais e instalação de ninhos artificiais na região do Pantanal.

Desde 2013, com a construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul em Campo Grande (MS), o braço social da montadora vem estimulando várias ações de sustentabilidade socioeconômica por meio da gestão administrativa e desenvolvimento de política para captação de recursos.

Como adotar um ninho

As edições anteriores colheram resultados significativos. Desde a edição piloto ninhos foram apadrinhados por empresas e pessoas físicas, dentre esses vários famosos, como Ziraldo, Michel Teló, Almir Sater e Gabriel Sater, Carlos Saldanha, Chitãozinho e Xororó, Munhoz e Mariano e Luan Santana. Muitos já renovaram suas adoções e novos padrinhos estão aderindo à Campanha.

Mais detalhes sobre todas as modalidades de subsídio ao trabalho desenvolvido pelo projeto Arara Azul podem ser obtidos pelo endereço: http://institutoararaazul.org.br. Na área “Como Ajudar” é possível fazer pequenas doações e, em troca, receber produtos com a temática do projeto. Para adotar um ninho, envie um e-mail para diretoriaexecutiva@institutoararaazul.org.br solicitando mais informações. Você receberá uma resposta com informativo, valores, forma de pagamento e um contrato para formalizar a iniciativa.

Ação faz parte de plano de sustentabilidade socioeconômica do Instituto Arara Azul. Fotos: Divulgação

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Águas da Mantigueira

Neiva Guedes é bióloga e idealizadora do Projeto Arara Azul

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de cinco mil aves naquela região.

No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira - cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

Outras ações

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

Leia Também

Square

Relatos de viagem

Três meses viajando de moto pelo Brasil...

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A felicidade não está na estrada que leva a algum lugar. A felicidade é a própria estrada

Bob Dylan

Vídeos

'Coração do Brasil' - Almir Sater e Paulo Simões

Mais Vídeos

Eco Debate

CLÁUDIO ÂNGELO

Por que não dá para celebrar a queda do desmatamento

EDMAR BULL

Fragilidades, riscos e responsabilidades

RICARDO HIDA

O elefante digital no turismo