quinta, 28 de março de 2024
NATUREZA

Um passeio imperdível: navegar no cênico Rio Salobra

Novo empreendimento opera desde julho, oferecendo ótimo roteiro de ecoturismo

26 JUN 2019 - 19h12Por SILVIO DE ANDRADE

Começou a operar em julho, em Miranda, município localizado no Pantanal de Mato Grosso do Sul, o Projeto Salobra – Ecologia e Turismo, que oferecerá uma nova opção de turismo na região influenciada também pela majestosa Serra da Bodoquena: passeio de barco em família pelo sinuoso e cristalino Rio Salobra, um dos afluentes da Bacia do Paraguai mais preservados por lei estadual. Ali, é proibido pescar, apenas contemplar a natureza!

Com experiência em ecoturismo por mais de 18 anos, o empresário Gérson Prata realiza um sonho: criar uma infraestrutura básica para explorar um local de beleza indescritível, de forma sustentável e controlada, pelo sistema day use. Ele montou o empreendimento a 4,5 km do Povoado Salobra, que fica localizado na beira da BR-262, no sentido Miranda-Corumbá, com estrutura para receptivo, que inclui um mirante e um lago com jacarés, piranhas e aves.

Encontro do Salobra com o barrento Rio Miranda

Verdadeiro paraíso

O Salobra, que desagua no Rio Miranda, fica distante apenas 2.300 metros do receptivo, cuja construção foi harmonicamente concebida com madeira reaproveitada e certificada. O trajeto até o rio é feito em “carretinha” puxada por trator e no caminho, além de aves, observa-se manadas de porco cateto. Na época de cheia, entre janeiro e março, as águas do Salobra chegam próximo ao receptivo, um momento especial para o turista vivenciar o fenômeno.

O novo atrativo, segundo Gérson Prata, “é o local ideal para quem busca total integração com um ambiente rico em biodiversidade, um verdadeiro paraíso para observadores de aves, mamíferos e répteis típicos da região”. As águas transparentes do Salobra entre matas virgens, descreve ele, “proporcionam um passeio com uma natureza exuberante e fauna diversificada”.

Passeio é ideal para observação da fauna pantaneira

Opções de passeios

São três passeios diários e independentes, pela manhã, à tarde e à noite (focagem fluvial com terrestre. O turista pode fazer o passeio que desejar, independentemente dos demais, e desfrutará de um dos ecossistemas mais protegidos da região Centro-Oeste. O Salobra abriga animais e vegetação nativa do Pantanal e Serra da Bodoquena dentro da cidade mais antiga de Mato Grosso do Sul: Miranda, com 241 anos, distante 200 km de Campo Grande pela BR-262.

Pela manhã, a atividade inclui descida (sentido Leste) pelo rio até seu encontro com as águas barrentas do Rio Miranda, um dos cenários que atraem maior número de turistas que visitam a região. O desembarque pode ser efetuado em um ponto alternativo, permitindo uma caminhada por trilha ecológica até o ponto de retorno ao receptivo. Duração mínima: 3 h.

No encontro das águas, a histórica ponte ferroviária construida em 1931

Ponte histórica

A programação da tarde tem novo roteiro: subida (direção Oeste) pelo Salobra no sentido das baías e matas ciliares intocadas, permitindo uma imersão mais aprofundada em um ambiente totalmente selvagem. O embarque pode ser efetuado em um ponto alternativo, permitindo uma caminhada por trilha ecológica até o ponto de partida do barco. Duração mínima: 3 h.

A opção do passeio noturno é uma atividade inédita: focagem durante todo o trajeto, desde o receptivo até um emocionante passeio de barco pelo rio, descobrindo todas as surpresas que a fauna noturna pode proporcionar. Duração mínima: 2 h. O passeio é feito em barco para até 20 pessoas, com acompanhamento de guia. No passeio matutino, o visitante conhecerá um dos monumentos da antiga ferrovia: a ponte metálica sobre o Rio Miranda, de 1931.

Informações sobre agendamento e tarifário:

67 99983.4906/99982.9514

Facebook/Instagram: projetosalobra

Email: [email protected]

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar