quinta, 28 de março de 2024
SERRA DO AMOLAR

Pesquisadores realizam expedição científica no Pantanal

07 FEV 2019 - 14h29Por SÍLVIO ANDRADE

Um grupo de pesquisadores de fauna, das mais conceituadas universidades e centros de pesquisas do Brasil, participam da I Expedição Científica na Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá (MS), que se inicia nesta sexta-feira, 8. Serão seis dias de intenso trabalho de reconhecimento e coleta de material na região, considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do bioma.

A expedição é uma iniciativa do Instituto Serra do Amolar, organização não governamental voltada para a conservação da natureza e ao ecoturismo sustentável, com sede em Campo Grande (MS). O projeto tem a finalidade de realizar o diagnóstico da biodiversidade da Serra do Amolar e suas potencialidades para o ecoturismo. A região se constitui em um complexo de morraria de belezas cênicas e refúgio de espécies ameaças de extinção, como a onça-pintada.

O amplo e aprofundado estudo da fauna local contará com a participação de pesquisadores do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Base de Estudos do Instituto Serra do Amolar, na Fazenda São Pedro, em frente à morraria e beira do Rio Paraguai

Capacitação

Essa equipe estará realizando pela primeira vez um trabalho de campo em conjunto com pesquisadores da Sociedade Brasileira de Ictiologia, da Sociedade Brasileira de Zoologia, da Sociedade Brasileira de Herpetologia, da Sociedade Brasileira de Primatologia, da Sociedade Brasileira de Ornitologia, da Sociedade Brasileira de Malacologia, da Sociedade Brasileira de Entomologia, do Instituto Butantan e das universidades de Mato Grosso do Sul.

Conforme o diretor técnico do instituto, biólogo Thomaz Lipparelli, os pesquisadores estarão discutindo, também, o Programa de Capacitação e Formação nas áreas de biologia, ecologia, conservação da natureza e ecoturismo, a serem oferecidos ainda em 2019  pelas instituições participantes da expedição e pelos parceiros internacionais, que estarão chegado ao Pantanal no mês de março.

Thomaz Lipparrelli, biólogo e diretor da ONG

Picada de cobra

Nesta expedição, também estarão presentes pesquisadores do Hospital Vital Brazil e Hospital Albert Einsten. O Vital Brazil é referência nacional no tratamento de pacientes que tenham sofrido acidentes com animais peçonhentos. E inicia suas atividades de apoio aos ribeirinhos do Rio Paraguai, auxiliando os técnicos do Instituto Serra do Amolar em diagnosticar e dar os primeiros cuidados às vítimas de picadas de cobras – muito comum na região.

A parceria do instituto com o Hospital Albert Einsten envolve a oportunidade de seus pesquisadores atuarem em programas de saúde junto às comunidades locais e aos índios guatós, que vivem em reserva na região. Um dos objetivos é definir os locais onde os alunos do Programa de Pós Graduação da Faculdade Paulista de Medicina e do hospital realização seus projetos de pesquisas, esse ano, nas áreas de saúde e atendimento aos ribeirinhos.

Região foi habitada séculos atrás por tribos indígenas extintas com a chegada do homem branco, como a dos Paiaguás. 

Mais informações:

[email protected]

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar