quarta, 16 de outubro de 2019
MODERNIDADE

O futurista aeroporto de Pequim, maior terminal do mundo

04 OUT 2019 - 15h18Por REDAÇÃO

Está em operação o novo aeroporto de Pequim (China), uma enorme infraestrutura em forma de estrela-do-mar, coincidindo com as comemorações do 70º aniversário da criação do regime comunista. Terminal está entre os mais tecnológicos e avançados do planeta.

O novo aeroporto internacional de Daxing, localizado 46 quilômetros ao sul da capital, operará em plena capacidade em 2040, com 100 milhões de passageiros anuais previstos, o que seria um recorde mundial para um único terminal, segundo seus criadores.

Com um design futurista, o aeroporto conta com cinco saguões conectados, formando uma grande estrela-do-mar, ou uma nave espacial. Espera-se que o local opere com plena capacidade até 2040, atendendo a mais de 100 milhões de passageiros anualmente. Isso pode ajudar a aliviar a superlotação do Aeroporto Internacional de Pequim, que opera hoje quase em sua capacidade máxima. 

O interior do prédio mostra a fluidez e as curvas do design de Zaha Hadid. Foto: Visual China Group/Getty Imagens

Primeiro mercado

O transporte aéreo está crescendo na China e, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), em meados da década de 2020 o gigante asiático ultrapassará os Estados Unidos como o primeiro mercado aéreo do mundo. Em 2025, Pequim poderia receber um total de 170 milhões de passageiros espalhados entre os dois aeroportos.

O novo edifício de 700 mil metros quadrados é, segundo seus criadores, o maior terminal aéreo do mundo. Foi projetado pela arquiteta anglo-iraniana Zaha Hadid, que morreu em 2016, e pela subsidiária de engenharia da empresa francesa Aéroports de Paris (ADP).

O terminal cobre uma área equivalente a 25 campos de futebol e inclui uma estação de metrô e uma estação de trem de alta velocidade. O projeto custou 120 bilhões de yuans (cerca de 17,5 bilhões de dólares) ou 400 bilhões de yuans, se forem incluídas as conexões ferroviárias e rodoviárias.

Leia Também

Relatos de viagem

Como pescar mudou a minha vida

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O homem não tramou o tecido da vida; ele é apenas um dos seus fios

Cacique Seattle, 1884

Vídeos

Vídeo premiado em 3º lugar no II Cine Aves Campo Grande MS

Mais Vídeos

Eco Debate

JOÃO PAULO CAPOBIANCO

Muito prazer, meu nome é PPCDAm

HEITOR RODRIGUES FREIRE

A simbologia da rã

MANOEL LINHARES

A importância da legalização dos Jogos no Brasil