quinta, 28 de março de 2024
EXPEDIÇÃO

Na Serra do Roncador, à procura da Cidade Perdida

Iniciativa do fotógrafo José Medeiros, que começou carreira em Campo Grande e reside em Cuiabá

07 FEV 2019 - 07h33Por REDAÇÃO

Localizada no Brasil Central, a 60 km do município de Barra do Garças-MT, a Serra do Roncador reúne lendas, enigmas e muitas histórias. Anualmente a região recebe inúmeros turistas. Muitos buscam percorrer os caminhos e desvendar as lendas que envolvem Percy Fawcett, explorador inglês que acreditava existir na região um portal que o levaria à “Z – A Cidade Perdida”.

Durante expedição em busca da Cidade Perdida, Fawcett desapareceu. De lá pra cá, outras expedições tentaram encontra-lo e as histórias se acumulam. Alguns dizem que ele encontrou a Cidade Perdida, ao utilizar um portal que há na Serra Roncador e que se abre, ocasionalmente, com o alinhamento dos astros dando acesso a uma civilização intra-terrena extremamente evoluída espiritual e tecnologicamente.

Já os céticos afirmam que ele, seu filho e amigo que o acompanhavam, foram mortos por guerreiros indígenas da região... Fato é que as lendas têm inspirado místicos e artistas, tendo, inclusive, dado origem a série de filmes Indiana Jones.

José Medeiros, o "Mamão", se tornou um dos principais fotógrafos de cultura e natureza da região

A Serra do Roncador fica no estado do Mato Grosso e vai desde a cidade de Barra do Garças, na divisa com Goiás, até a Serra do Cachimbo, na divisa com o Pará. São 800 km de montanhas e milhares de atrativos para curtir e descobrir, entre trilhas, cachoeiras, sítios rupestres, banhos de rio – e, dizem, contatos com seres de outros mundos.

Novo olhar

Expedição por essas terras místicas está sendo organizada pelo, entre os dias 2 e 5 de março, o premiado fotógrafo José Medeiros, entre os dias 2 e 5 de março. Zé propõe uma imersão pelas paisagens da Serra do Roncador e seus personagens. Para além das técnicas fotográficas, a expedição intenciona estimular fotógrafos a um olhar criativo sobre os encantos que o lugar nos oferece.

Entre paredões, formações rochosas, cavernas, pinturas rupestres e quedas d’água, o participante da expedição encontrará inspiração para explorar novas possibilidades para a fotografia e composição fotográfica.
A sede dessa expedição fotográfica será a Pousada Park Portais do Roncador. Localizada no início da serra, próximo ao vilarejo do Vale dos Sonhos. É na Pousada Park Portais do Roncador que estão os atrativos turísticos e místicos mais conhecidos da Serra do Roncador.

Mistérios e natureza exuberante atraem turistas e estudiosos de 'outros mundos'. Foto: José Medeiros

O proprietário da pousada, Maurinho, que será o guia na expedição, é um personagem que coleciona a histórias sobre a Serra do Roncador. Além de suas experiências, os relatos que os visitantes que por lá passaram deixam nos instigam e aguçam a curiosidade.    

As paisagens inclusas no roteiro são: Lagoa do Roncador, Arco de Pedra e Região dos Portais da Cidade Perdida e Templo Maior, respectivamente, ao longo dos três dias.

Quem é

José Medeiros é sul-mato-grossense, começou a fotografar aos 16 anos de idade e sempre demonstrou profundo interesse em manifestações culturais. Desenvolve trabalhos com questões indígenas há mais de duas décadas. Sua missão fotográfica e antropológica, marcada sempre pela postura questionadora e polêmica, convida a refletir sobre as questões existenciais humanas.

Escolheu Cuiabá como morada há 20 anos. De lá pra cá, comeu cabeça de pacu dezenas de vezes para garantir que as suas raízes fincassem de vez no chão cuiabano. Em duas décadas, participou de várias mostras regionais e nacionais, editou livros com seus registros fotográficos e conquistou vários prêmios. Tem se destacado também por fomentar ações no segmento da fotografia em Mato Grosso.

Explorar os desafios e encantos da serra: misto de adrenalina, sangue frio e espírito aventureiro

Serviço 
Dia 01: Lagoa do Roncador 
Dia 02: Arco de Pedra e Região dos Portais da Cidade Perdida 
Dia 03: Templo Maior
Expedição Fotográfica "Em Busca da Cidade Perdida"
Data: 02/03/2019 a 05/03/2019 
Local: Pousada Park Portais do Roncador

Check-In manhã do dia 02/03 (sábado)

Check-Out manhã do dia 05/03 (terça)

Transporte até a Pousada Park Portais do Roncador não incluso no pacote e de integral responsabilidade do participante. É possível chegar de veículo próprio ou ônibus. Consultar roteiro de viagem, partindo de Goiânia ou Cuiabá.

Informações: 65 99984-1026

facebook.com/parkportaisdoroncador

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar