terça, 16 de abril de 2024
PLANO

MTur discute avanços no turismo do Mato Grosso do Sul

21 NOV 2017 - 15h47Por Redação

Ações voltadas ao desenvolvimento do mercado de viagens foram o assunto de uma reunião realizada nesta semana, em Campo Grande (MS), entre o secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, José Antônio Parente, diretores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e empresários do trade turístico local.

Representando o ministro do Turismo, Marx Beltrão, Parente conheceu detalhes do Plano Municipal de Turismo 2017-2027 da capital. O documento lista medidas que têm como objetivo tornar a cidade um destino de referência para negócios, impulsionado pela promoção de eventos, além de evidenciar a cultura, a gastronomia e a natureza da região.

O secretário do MTur frisou que iniciativas do tipo se somam a medidas do Brasil Mais Turismo, um plano do governo federal para reforçar o segmento.

“Ações a exemplo do aumento da conectividade aérea e a concessão de vistos eletrônicos, previstas no Brasil Mais Turismo, vão ampliar a capacidade da capital de atrair visitantes. Esses avanços, aliados a planos como o de Campo Grande, permitem o adequado aproveitamento do nosso potencial”, observou Parente.

Atualizações até 2027

Elaborado em parceria com o Sebrae-MS e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no estado, o Plano Municipal segue um modelo de Melbourne, na Austrália, cuja metodologia se espelha no planejamento de uma viagem.

A superintendente de Turismo da Sectur, Juliane Salvadori, comemorou a chance de debater melhorias na área. “Foi uma reunião superprodutiva, pois apresentamos nossos projetos e o trade também pode falar das nossas demandas”, relatou.

A cada ano, até 2027, o plano de Campo Grande passará por atualizações. Durante as revisões, serão considerados os resultados obtidos e haverá a adoção de novas metas.

A reunião também contou com a presença do coordenador-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Leonardo Riul; do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marcelo Mesquita, e de Isabela Carvalho, da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae-MS, entre outros.

Mídia Eletrônica

Na cidade de Bonito (MS), o secretário José Antônio Parente se reuniu com o prefeito municipal, Odilson Soares, o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Barbosa, e vereadores. A pauta girou em torno de iniciativas para incrementar o município como destino de destaque nacional e mundial no ramo de ecoturismo.

José Antônio Parente também participou nesta segunda, em Bonito, da abertura do Encontro Nacional de Jornalistas de Mídia Eletrônica, Turismo e Meio Ambiente, em Bonito, além da entrega do Troféu Piraputanga de Turismo 2017.

O evento tem o objetivo reunir profissionais de diversos estados brasileiros para o intercâmbio de experiências e a ampliação do conhecimento sobre políticas públicas de meio ambiente e ecoturismo.

O Prêmio Piraputanga, criado pelo jornalista Edinho Neves, homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento do turismo no Mato Grosso do Sul. A mais alta comenda foi entregue ao empresário Guilherme Poli, do Zagaia Eco Resort de Bonito.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo