quinta, 28 de março de 2024
AMEAÇA

Mobilização livra Abrolhos do petróleo, mas até quando?

Investidores recuam diante do risco ambiental e abandonam disputa pelos blocos de Camamu-Almada

14 OUT 2019 - 06h00Por JAIME GESISKY/WWF

Não houve nenhuma oferta para os quatro blocos de exploração de petróleo e gás na Bacia de Camamu-Almada na 16ª Rodada de Licitações, realizada no Rio de Janeiro. O risco de danos ambientais irreversíveis à região de Abrolhos está afastado temporariamente.

O resultado surpreendente do leilão pode ser explicado, em grande parte, por uma liminar concedida poucas horas do início do leilão.

Com a decisão, o juiz Rolando Valcir Spanholo, da 21ª  Vara do Distrito Federal, determinou que a exploração dos novos blocos de Camamu-Almada teria de esperar pela conclusão de estudos ambientais mais aprofundados da bacia. Esses estudos foram recomendados pelos técnicos do Ibama como exigência prévia à oferta dos blocos, em parecer ignorado pela cúpula do Instituto.

Spanholo determinou que a Licença de Operação para os blocos só fosse concedida após a conclusão dos estudos. A recusa do presidente do Ibama, Eduardo Bim, em acatar o parecer dos técnicos e levar adiante o leilão sem estudos aprofundados, deu origem à contestação judicial a concessão dessas áreas. Na prática, a decisão liminar da Justiça adiou a chance de exploração dos novos blocos de Camamu-Almada.

Durante o processo na Justiça, o governo alegou que não pretendia aguardar a conclusão dos estudos ambientais para oferecer as áreas à indústria do petróleo.

Também por força da liminar, o valor do bônus de assinatura seria depositado em conta judicial remunerada até o final do processo e os valores não poderão ser devolvidos em caso de negativa de licenciamento ambiental. Na concessão da licença, a decisão da justiça impunha ao Ibama o estabelecimento de medidas condicionantes adicionais para proteger a região dos Abrolhos.

Diante da decisão da Justiça, as petroleiras interessadas nos blocos desistiram de bancar o bônus mínimo de R$ 10,8 milhões para disputar as áreas, apresentada pelo governo como uma nova fronteira para a indústria do petróleo e do gás.

Segundo o diretor executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic, "o resultado do leilão mostra que o setor compreendeu que os riscos envolvidos na exploração de petróleo e gás em regiões marítimas sensíveis – como é o caso de Abrolhos – não compensam".

Foto: Marcello Lourenço/Oeco

Voivodic defende ainda que o Brasil avance agora para uma nova etapa, com leis e regulamentos que possam blindar definitivamente regiões costeiro-marinhas da exploração petrolífera.

Mobilização

A vitória obtida a favor de Abrolhos vem na esteira de uma intensa mobilização que envolveu ONGs, cientistas, populações tradicionais do extremo sul da Bahia e cidadãos de todo o país.

Um grupo de cinco organizações ambientalistas reunidas na Conexão-Abrolhos, da qual o WWF-Brasil faz parte, atuou em diversas frentes para sensibilizar a sociedade. Foram produzidos documentos, reportagens e novas evidências que sustentam a tese de que Abrolhos deve ficar livre da exploração de petróleo e gás.

Ativistas independentes promoveram petições online em que conseguiram a adesão de mais de 1 milhão de brasileiros que questionaram os planos do governo de entregar à indústria do petróleo uma das regiões com maior biodiversidade marinha do mundo.

A mais extensa área contínua de corais do Atlântico Sul abriga espécies ameaçadas e é berçário de baleias jubarte.
A região de Abrolhos, que inclui os bancos de corais de Abrolhos e Royal-Charlotte, também tem importância econômica e social.

Margeando a Costa das Baleias, algumas das maiores e mais conservadas áreas de mangue do país são berçários de espécies, ajudando a manter o pulso da vida entre uma maré e outra. 

Crustáceos, mariscos e peixes servem a cerca de 60 mil famílias de pescadores artesanais que vivem pelos estuários. Os mariscos da região são exportados para outros estados nordestinos e fazem sucesso nos restaurantes, girando a roda da fortuna.

O turismo é outra fonte de renda. Somente no ano passado, mais de seis mil pessoas visitaram a região dos Abrolhos, que tem como epicentro o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, unidade de conservação de proteção integral que ajuda a conservar a biodiversidade marinha da costa brasileira.

Os corais que caracterizam essa região têm também grande valor para a humanidade. São sumidouros de carbono, ajudando a reduzir os impactos do aquecimento global.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar