sexta, 29 de março de 2024
MERCADO

Mercosul unido pela força econômica do turismo

07 MAI 2019 - 08h26Por REDAÇÃO

Promoção conjunta em mercados distantes, estímulo ao fluxo de visitantes estrangeiros e aprimoramento da conectividade regional. Estes foram alguns dos assuntos tratados durante a XXII Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul, realizada em Puerto Iguazú, na Argentina, e que reuniu representantes de países integrantes e associados ao bloco, como a própria Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

O encontro pactuou compromissos como a formulação de uma estratégia de divulgação de atrativos, com oferta de roteiros integrados e o envolvimento dos setores público e privado. Também foram acertadas ações voltadas à facilitação do trânsito de viajantes, a partir de políticas fronteiriças coordenadas, além do planejamento de uma rede aérea e fluvial que potencialize o aproveitamento de destinos turísticos.

Presente, o ministro do Turismo brasileiro, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o empenho do Brasil por avanços. “O Brasil vive um momento novo com o presidente Bolsonaro. O turismo no Brasil agora está entre as prioridades, no centro da agenda econômica. E queremos integração, por exemplo, na conectividade aérea. A meta é trabalhar essa cooperação de forma inteligente, para que a gente consiga, sobretudo, trazer viajantes mais distantes para fazer rotas integradas”, declarou.

Atrativos da rota

Sobre turismo náutico, o ministro informou que o Brasil estuda a integração de rotas marítimas e fluviais. Ele ressaltou que já há uma política de redução de taxas portuárias e que os vistos de trabalho para trabalhadores de cruzeiros, que eram de 90 dias, passaram a ter prazo de 180 dias. O ministro apontou, ainda, uma série de ações para facilitar a vinda de embarcações ao país e que pretende trabalhar a integração com a América do Sul pela facilitação da chegada de navios.

Marcelo Antônio anunciou também que fará gestões junto ao BID para viabilizar o financiamento de ações de infraestrutura destinadas à consolidação do Caminho das Missões Jesuíticas, roteiro religioso que une vários países do Mercosul e já é considerado um dos principais produtos turísticos do bloco econômico. Ele lembrou, ainda, que o Brasil instituiu a Política de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, que contempla a Rota dos Jesuítas no Brasil.

O secretário de Governo de Turismo da Argentina, Gustavo Santos, elogiou a disposição brasileira e enalteceu o potencial da rota para a atração de visitantes, conclamando os ministros a trabalhar pela sua divulgação.

“Este é um produto turístico muito importante, que reúne vários atrativos do Mercosul. A gastronomia, por exemplo, é um dos produtos da região missioneira. O turismo fluvial também tem grande potencial, temos que trabalhar junto para reforçar o fluxo de cruzeiros”, sustentou.

Na reunião, os ministros também firmaram apoio à candidatura conjunta de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai como sede da Copa do Mundo de 2030, como forma de incrementar o turismo e a economia macrorregional.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar