quarta, 16 de outubro de 2019
PERFIL

Levantamento inédito mostrará a realidade do turismo em MT

03 JUL 2019 - 18h03Por PORTAL MATO GROSSO

Entender como funciona o turismo em Mato Grosso - desde a captação de recursos até os projetos de desenvolvimento existentes para o setor a nível estadual e federal - é o objetivo de um Levantamento inédito que está sendo realizado pela Secex de Administração Municipal do Tribunal de Contas do Estado.

Mais adiante, a ideia é sugerir estratégias para fomentar a atividade nos municípios mato-grossenses, já que é consenso o enorme potencial turístico do Estado, em se tratando de natureza e biodiversidade. 

Nessa fase do trabalho, a equipe técnica da Secex está colhendo informações em diversas fontes, como normatizações e estratégias contidas no Plano Nacional de Turismo e colocadas em prática pela Embratur. Também subsidiam a equipe as boas práticas desenvolvidas em municípios com forte apelo turístico, como Bonito (MS) e Caldas Novas (GO).

Apoiar o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses, por meio de um trabalho bem estruturado, também é atribuição do Tribunal de Contas, avalia o secretário da Secex de Administração Municipal, Francisney Liberato.

Potencial

O turismo representa 8% do PIB nacional e emprega 10% da população, índices baixos se comparados ao potencial do país, principalmente quando comparamos com a realidade de outros países. "Apenas o Museu do Louvre, em Paris, recebe, por ano, mais turistas que todo o Brasil", destacou Liberato.

Conforme o secretário, a ideia é que ao finalizar o trabalho, o que deve ocorrer em 45 dias, seja possível sugerir aos gestores municipais iniciativas que possam fomentar a atividade turística e, consequentemente, gerar emprego e receita para estimular o desenvolvimento não apenas daquele município, mas da região.

As primeiras informações revelam o indiscutível potencial do Estado, que possui 16 regiões turísticas, abrangendo 93 municípios, incluindo a Capital, Cuiabá.

Leia Também

Relatos de viagem

Como pescar mudou a minha vida

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O homem não tramou o tecido da vida; ele é apenas um dos seus fios

Cacique Seattle, 1884

Vídeos

Vídeo premiado em 3º lugar no II Cine Aves Campo Grande MS

Mais Vídeos

Eco Debate

JOÃO PAULO CAPOBIANCO

Muito prazer, meu nome é PPCDAm

HEITOR RODRIGUES FREIRE

A simbologia da rã

MANOEL LINHARES

A importância da legalização dos Jogos no Brasil