sexta, 29 de março de 2024
PERFIL

Levantamento inédito mostrará a realidade do turismo em MT

03 JUL 2019 - 18h03Por PORTAL MATO GROSSO

Entender como funciona o turismo em Mato Grosso - desde a captação de recursos até os projetos de desenvolvimento existentes para o setor a nível estadual e federal - é o objetivo de um Levantamento inédito que está sendo realizado pela Secex de Administração Municipal do Tribunal de Contas do Estado.

Mais adiante, a ideia é sugerir estratégias para fomentar a atividade nos municípios mato-grossenses, já que é consenso o enorme potencial turístico do Estado, em se tratando de natureza e biodiversidade. 

Nessa fase do trabalho, a equipe técnica da Secex está colhendo informações em diversas fontes, como normatizações e estratégias contidas no Plano Nacional de Turismo e colocadas em prática pela Embratur. Também subsidiam a equipe as boas práticas desenvolvidas em municípios com forte apelo turístico, como Bonito (MS) e Caldas Novas (GO).

Apoiar o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses, por meio de um trabalho bem estruturado, também é atribuição do Tribunal de Contas, avalia o secretário da Secex de Administração Municipal, Francisney Liberato.

Potencial

O turismo representa 8% do PIB nacional e emprega 10% da população, índices baixos se comparados ao potencial do país, principalmente quando comparamos com a realidade de outros países. "Apenas o Museu do Louvre, em Paris, recebe, por ano, mais turistas que todo o Brasil", destacou Liberato.

Conforme o secretário, a ideia é que ao finalizar o trabalho, o que deve ocorrer em 45 dias, seja possível sugerir aos gestores municipais iniciativas que possam fomentar a atividade turística e, consequentemente, gerar emprego e receita para estimular o desenvolvimento não apenas daquele município, mas da região.

As primeiras informações revelam o indiscutível potencial do Estado, que possui 16 regiões turísticas, abrangendo 93 municípios, incluindo a Capital, Cuiabá.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar