domingo, 29 de março de 2020
FENÔMENO

Fotografia de ‘Lua retangular’ causa polêmica

30 JUL 2017 - 17h32Por O Globo

Para a ciência, não há dúvidas: a Lua é arredondada, mas fotografias capturadas pelo astrônomo amador John Stetson levantaram debate nas redes sociais. As imagens foram produzidas em Cape Elizabeth, na costa do estado americano de Maine. A primeira, durante o nascer da Lua, mostra o satélite natural com formato retangular.

“Primeira, a Lua parecia um iceberg”, escreveu Stetson, ao submeter as imagens no site Spaceweather.com. “Enfraquecida e com formato de um bloco de gelo”.

E enquanto subia, outras fotografias flagraram a Lua com formatos incomuns.

Quando a imagem foi publicada no Facebook, alguns internautas começaram a levantar teorias que pudessem explicar o fenômeno, com explicações que iam de alienígenas a uma falha na Matrix.

Mas a explicação é mais simples. O especialista em ótica atmosférica Les Cowley explica que trata-se apenas de uma miragem.

“John diz: ‘a Lua parecia um iceberg’. Isso é apropriado, porque essa miragem é resultado da água fria. O mar gelado da costa de Maine resfriou o ar sobre ele. Acima disso havia ar mais quente, numa inversão de temperatura”, explicou o especialista.

“Os raios vindos da Lua se curvam ao passar por ela e se torcem em várias imagens da Lua, algumas verticais e outras invertidas. Elas se combinam formando o ‘iceberg retangular’.”

Leia Também

Relatos de viagem

Conte sua aventura aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A natureza não negocia e a física não faz acordos

Greta Thunberg, ao Parlamento Europeu

Vídeos

Pesque, solte e volte sempre!

Mais Vídeos

Eco Debate

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Tordinhos do entardecer

XICO GRAZIANO

Ecologistas precisam evoluir sobre turismo natural

FRANCISCO OLIVEIRA

Trabalho informal nos lixões: um risco à vida dos catadores