sábado, 20 de abril de 2024
AUSTRÁLIA

Drone capta crianças cercadas por tubarões

13 JUL 2017 - 21h16Por Redação/Terra

O fotógrafo Sean Scott, de Queensland (Austrália), viaja o mundo há 15 anos capturando a beleza da natureza, mas recentemente ele foi presentado com um de seus cliques mais imprevisíveis. Enquanto estava na praia de Red Bluff, no oeste australiano, o fotógrafo viu dois tubarões-cobre de cerca de três metros de comprimento se aproximar de um grupo de crianças que nadava com suas pranchas.

Além dos dois animais que podiam ser vistos à distância, havia centenas de tubarões ao redor do grupo. O fotógrafo decidiu então fazer com que seu drone voasse sobre a cena para capturar o incrível espetáculo da natureza. Apesar de serem comumente vistos próximos da orla, os tubarões-cobra não costumam atacar humanos, segundo reportou o Daily Mail.

Mesmo assim, os tubarões chegaram extremamente perto das crianças, embora não tenham demonstrado nenhum interesse nelas. Eles estavam em busca de um grande cardume de peixes que nadava próximo dali – e serviu como uma refeição pronta para os gigantes dos mares.

Ataques

Férias em uma praia paradisíaca podem virar o pior pesadelo pelo ataque de um tubarão, como aconteceu com a turista paulista Bruna da Silva Gobbi, de 18 anos, que morreu no Recife, em Pernambuco, em 2013.

Diversos cartazes espalhados pelas areias da praia de Boa Viagem, a mais frequentada da capital pernambucana, avisam sobre o perigo ligado à presença de tubarões. No entanto, turistas desavisados ainda sofrem ataques. Por isso, é bom conferir diferentes lugares ao redor do mundo onde é melhor evitar o mergulho.

O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais. As espécies mais encontradas são os tubarões cabeça chata e tubarões-tigre

Na Austrália 

Ataques de tubarão são frequentes no extenso litoral da Austrália. Apesar de ter praias paradisíacas, a área de Coffin Bay, no sul do país, tem altos índices de ataques e não é nada recomendada para quem quer dar um mergulho sem perigo.

A praia de Bondi Beach é um popular ponto de encontro na cidade australiana de Sydney. Após 80 anos sem ataques, um surfista teve seu braço dilacerado por um tubarão-branco em 2010.  Apesar da raridade dos incidentes, é bastante normal avistar os animais no local.

O oeste da Austrália é reputado como um dos lugares mais perigosos do mundo quanto à presença de tubarões. A 100 km de Brisbane, a cidade de Gold Coast tem belas praias e recebe numerosos surfistas, principais vítimas dos ataques de tubarão na região.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo