sábado, 20 de abril de 2024
VIAGEM

Bonito fora da lista dos melhores destinos para 2019

14 JAN 2019 - 15h49Por REDAÇÃO

Em sua sexta edição, o jornal O Estado de S. Paulo realizou a eleição dos melhores destinos para 2019, escolhidos por 32 jurados - entre blogueiros, colunistas do caderno Viagem, influenciadores, artistas, empresários do turismo e outros viajantes.

Vencedor pela 15ª vez como Melhor Destino de Ecoturismo, no prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, criado pela revista Viagem e Turismo (Editora Abril), o município de Bonito, em Mato Grosso do Sul, não figurou entre os 21 destinos mais votados.

Que destinos serão os mais cobiçados? Quais os mais favoráveis para o turista brasileiro? Onde estarão as novidades? O 'Viagem' (caderno de turismo do jornal) consultou 32 especialistas, que elegeram os 10 melhores lugares para visitar em 2019. O Peru foi o grande campeão.

Pelo Instagram

As eleições em 2018 foram disputadas. Os ânimos se acirraram, e houve até quem fosse às redes sociais fazer campanha para seu candidato favorito. Poderia ser um resumo do pleito presidencial, mas trata-se de um assunto bem mais leve: a eleição os Melhores Destinos para 2019, realizada pelo sexto ano consecutivo pelo ‘Viagem’.

Os jurados não apenas votaram em seus favoritos, mas também foram ao Instagram pedir votos para seu destino do coração. Assim, ‘Viagem’ chegou aos 10 eleitos desta edição e ainda destacou aqueles que o leitor ajudou a escolher.

Com um total de 25 votos, o Peru sagrou-se o grande vencedor, isolado na liderança. Foi seguido pela Croácia e pela cidade do Porto, em Portugal, ambos com 22 pontos. Usando o voto dos nossos seguidores do Instagram como critério de desempate, a Croácia levou a melhor. Pela ordem, seguiram se ainda: Lençóis Maranhenses, Japão, Islândia, Sudeste Asiático, a paraense amazônica Alter do Chão, Egito e o Ceará.

Como é o processo

Para chegar à lista final, a equipe do ‘Viagem’ faz uma pesquisa de tendências nacionais e internacionais tendo como base fatores como novidades na aviação e hotelaria, inaugurações, variação cambial, segurança, grandes eventos prévios (caso da Rússia, que acabou ficando de fora da lista final) ou futuros (como a Olimpíada no Japão).

Depois de muitas horas de debates, chegou-se a uma primeira lista de destinos – este ano, com 21 integrantes –, encaminhada para o corpo de júri, que escolheu seus 10 favoritos.

Califórnia, Jalapão (TO), Tanzânia, Malta, Rússia, Cancún, Havaí, Capitólio (MG), Frankfurt, Bruxelas e Guararema (SP) ficaram entre 11º e 21º - e foram considerados como opções extras para uma viagem em 2019.

SAIBA MAIS:

www.estadao.com.br/infograficos/viagem,melhores-destinos-para-2019,944770

 

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo