terça, 16 de abril de 2024
BONITO

Atrativo é finalista no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

06 OUT 2017 - 08h10Por Redação

A Estância Mimosa Ecoturismo, passeio de trilha e cachoeiras localizada em Bonito (MS), é finalista na edição 2018 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade,  maior premiação de turismo sustentável do país, na categoria Parceiros do Turismo.

A iniciativa da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) visa contemplar as empresas associadas que promovem boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Em cinco edições, o Prêmio já teve mais de 275 projetos cadastrados e 60 cases premiados.

Entre as diretrizes de sustentabilidade da Estância Mimosa estão a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); uso responsável de recursos naturais; produção própria de parte dos alimentos; apoio a projetos de pesquisa científica e visitas técnicas; promover a conduta consciente em ambientes naturais por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de práticas consagradas de segurança no turismo de aventura; entre outros.

A Estância Mimosa Ecoturismo concorre ao prêmio ao lado das empresas Ideias Tours e Cataratas do Iguaçu S/A. A cerimônia de premiação acontece no dia 30 de outubro, às 19 horas no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

Experiência única.

O gerente do atrativo, Thyago Sabino, assim como toda a equipe, comemora a indicação. "Esse reconhecimento nos mostra e aponta que estamos no caminho certo, primeiro por proporcionar uma boa experiência para nosso visitante através de práticas bem estabelecidas em relação ao meio ambiente, como a capacidade de carga, número máximo de pessoas, intervalo entre eles, oferecendo um passeio tranquilo em um ambiente agradável, preservado e acima de tudo seguro", diz.

Thyago revela ainda que, além de conhecer a belezas naturais, o visitante irá completar toda a experiência quando ele estiver na sede. "Ele irá degustar nosso almoço regional preparado com produtos orgânicos colhidos na horta além de ter a oportunidade de conhecer o local, assim como nossas práticas ambientais."

Observação de aves

A Estância Mimosa Ecoturismo é uma charmosa fazenda localizada a 24 km de Bonito (acesso pela MS-178), considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Adquirida em 1998 pelo atual proprietário, deu início às atividades turísticas em 1999 e desde então se dedica a propiciar aos visitantes uma experiência agradável e diferenciada junto à natureza.

Trilhas, observação de aves e oito cachoeiras fazem da Estancia Mimosa um dos melhores atrativos de Bonito

O atrativo é um empreendimento de gestão familiar, que segue diretrizes de segurança, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e busca excelência na qualidade de atendimento aos seus visitantes.

Atualmente oferece os passeios de trilha e cachoeiras, passeio a cavalo e observação de aves. São mais de 250 aves catalogadas e 32 espécies de mamíferos catalogados. O passeio de observação é realizado nas áreas de mata e morraria da fazenda no início da manhã.

A sede da fazenda com sua lagoa é também um excelente ponto para observação, assim como as estradas internas. Espécies raras, como o pica-pau anão, já foram vistas ao redor da sede da fazenda.

Cachoeiras e mirantes

Para preservar toda a beleza local, os proprietários decidiram por transformar 66% da área total da fazenda em Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN - um ato voluntário em constituir uma reserva natural em sua propriedade. A RPPN Estância Mimosa foi criada oficialmente em fevereiro de 2013.

Operando com seis anos de certificação, a estância já recebeu mais de 130 mil visitantes. É integrada por oito cachoeiras, uma das quais com plataforma de salto de seis metros. O visitante ainda terá o privilégio de contemplar a Serra da Bodoquena, que compõe todo esse mosaico de belezas naturais, por meio de quatro mirantes.

Certificado de segurança

Uma das diretrizes de sustentabilidade da Estância Mimosa é promover a conduta consciente em ambientes naturais, por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de práticas consagradas de segurança no turismo de aventura.

Assim, em 2008, o atrativo iniciou a sua participação no programa Aventura Segura da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) em parceria com SEBRAE e Ministério do Turismo. Entre 2008 e 2010, a Mimosa realizou a implantação do seu Sistema de Gestão de Segurança - SGS, o qual consiste em uma série de documentos, ações e procedimentos que visam prevenir a ocorrência de acidentes. 

Em 2010, este sistema recebeu a auditoria da ABNT Certificadora, a qual resultou na certificação do Sistema, comprovando que o mesmo atende os requisitos das normas da ABNT ISO 21101 e normas relacionadas.

Desde então, a Estância Mimosa recebe auditorias anuais para manutenção da certificação do sistema, comprovando o compromisso com a segurança dos nossos visitantes e colaboradores.

Mais informações: www.estanciamimosa.com.br

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo