sexta, 29 de março de 2024
ATRATIVO

8 motivos para levar a família ao Valle de Colchagua, no Chile

20 JUN 2017 - 23h30Por Redação

A rotina em família pode ser repleta de responsabilidades. Além do casal dividir o espaço, as contas e toda a responsabilidade na educação dos filhos, também tem aquela parte que todo mundo adora, a oportunidade de reunir todos em uma viagem. Se a intenção for essa para os próximos meses, a comunidade de Santa Cruz, no Valle de Colchagua, a apenas 2 horas de carro de Santiago do Chile, pode ser a solução, já que o destino garante muita diversão, em equilíbrio com a natureza.

O lugar é conhecido por abrigar as principais vinícolas chilenas, mas a região é muito mais que isso, pois oferece passeios de bicicleta, de teleférico a aldeias indígenas e a um observatório astronômico e um espaço chamado ‘Mundo da Criança’ com atividades recreativas como aulas de culinária, pintura ou reciclagem. Tudo isso enquanto os pais saboreiam os melhores vinhos chilenos ou caminham pelos vinhedos. A seguir, listamos 8 bons motivos para quem deseja juntar todo mundo no Valle de Colchagua. Veja:

1.Cultura chilena em (quase) todos os lugares 

O Museu do Colchagua vai fazer você se sentir completamente fora da realidade e te levar um pouco ao passado. O lugar possibilita a melhor compreensão da cultura chilena e da América do Sul por meio de um rico acervo de fósseis e esqueletos de animais pré-históricos, carruagens, joias, barcos, materiais religiosos e máquinas agrícolas. Só cuidado para não ficar distraído o dia inteiro por lá. Mas se ficar, não tem problema, porque o lugar só vai agregar no aprendizado de todo mundo. Um dos pavilhões mais visitados é “O Grande Resgate”, que retrata um pouco do drama vivido pelos 33 mineiros chilenos que sobreviveram dois meses presos nas minas de São José, em 2010. É como voltar no tempo e fazer parte do momento que foi noticiado nos principais meios de comunicação.

2.Ótimo para passear de bicicleta

A ideia aqui é reunir a família para passear pelos vinhedos e respirar ar puro. A comunidade de Santa Cruz não é muito grande, por isso, com um pouco de disposição, é possível passear pelos principais lugares, criar paradinhas incríveis para tomar um café ou comer alguma coisa. A dica é finalizar o passeio na Vinícola Santa Cruz e experimentar o pastel de choclo, um ícone local, que leva milho, carne, manjericão e azeitonas.

3. Carros antigos

O Museu do Automóvel será o lugar preferido para quem é fã de carros antigos! Além do contato maravilhoso com as máquinas, ainda é possível compreender um pouco mais sobre a evolução automotiva relacionada com o desenvolvimento social do Chile. O passeio vai de 1890 a 1980.

4. Observação de estrelas e planetas

O Observatório Astronômico Cerro Chamán fica na Vinícola Santa Cruz, mas para chegar até lá é preciso ir de teleférico! No topo, o turista encontra réplicas de moradias das três principais etnias do Chile (mapuche, rapa nui e aymara) e um pequeno museu de meteoritos. Agora, se o seu filho vive no mundo da lua, reserve a noite para mostrar a ele as estrelas de pertinho, por meio do telescópio.

 5.Conheça o ofício dos artesãos

Declarado Monumento Nacional na categoria Zona Típica, o Museu do Artesanato é responsável por abrigar a maior e mais representativa coleção de artesanato nacional. O passeio faz com que o visitante se sinta parte integrante da comunidade, valorizando o ofício dos artesãos. O rico acervo é composto por peças artesanais de cerâmica, madeira, arte indígena, entre outras.

6. Culinária chilena

Com paredes coloridas, decoração típica e sabores da cozinha crioula, o Restaurante Los Varietales é o lugar para reunir toda a família ao redor da mesa. O menu assinado pelo chef Jonathan Elitin apresenta produtos da região como quinoa Paredones, azeite Lolol, sal Cahuil, queijos Peralillo, vinhos e bebidas do Valle de Colchagua. Ao todo são 43 deliciosos pratos distribuídos entre aperitivos, entradas, pratos principais e sobremesas. Todos são especialidades da culinária chilena.

7. Caminhar em família

Os passeios de trekking são indicados para toda a família, já que são ideais para apreciação da fauna e flora, em uma caminhada pelo campo do Valle de Lolol. A atividade não requer preparo físico, mas é recomendado ir agasalhado, já que o frio e o vento podem apertar durante o inverno chileno.

8.Desgutação de drinks e aperitivos

O bar EL TAMBO é daqueles que você pode levar seu par, sua mãe, os amigos, a família e todo mundo vai ficar impressionado. A decoração apresenta materiais nobres como a lã, o couro e a madeira. O menu traz saladas, pizzas, sanduíches, sobremesas e lanches, além de um bar de vinhos, onde é possível saborear drinks feitos com licores artesanais e ingredientes típicos chilenos. 

Onde ficar?

Depois de saber o que fazer, saiba onde se hospedar: o Hotel Santa Cruz fica em frente à Plaza de Armas, na cidade de Santa Cruz, no Vale do Colchagua. A hospedagem para 3 dias e 2 noites está a partir de $401 dólares por pessoa em apartamento duplo e inclui café da manhã, visita ao Museu do Colchagua, Vinícola Santa Cruz, Museu do Automóvel, tour astronômico, translado vinícola-hotel e acesso às áreas públicas do Inka-Spa. E o melhor é que o pacote inclui cortesia para duas crianças de até 10 anos no mesmo apartamento de dois adultos.

Quem pretende curtir a neve em família pode aproveitar a parceria do Hotel Santa Cruz com o Valle Nevado e economizar até 15% em hospedagens. O período promocional ocorre entre 23 e junho e 22 de setembro e comtempla os hotéis Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado, na maior e melhor estação de esqui da América do Sul. Para obter o desconto, basta confirmar estadia mínima de 3 noites em um dos hotéis do Valle Nevado e no Hotel Santa Cruz, na mesma viagem.

Serviço:

Hotel Santa Cruz Plaza

Endereço: Plaza de Armas 286, Santa Cruz, Valle de Colchagua, Santa Cruz, Chile

Contato: +56-72 2209 600

http://www.hotelsantacruzplaza.cl/hotel/hotel.htm

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar